JornalCana

Livro “A saga do açúcar” será lançado hoje em Pernambuco

Em homenagem à obra “Assucar” escrita há setenta anos por Gilberto Freyre, a antropóloga Fátima Quintas, vai lançar hoje (7/12) às 18h30 na Academia Pernambucana de Letras, em Recife (PE), o livro “A saga do açúcar”. A publicação foi patrocinada pelo Sindaçúcar/PE e Sebrae.

Fátima Quintas explica que a obra editada pela Fundação Gilberto Freyre, percorre os caminhos históricos e antropológicos do açúcar para que o leitor possa entendê-lo como fenômeno social. O livro é ilustrado com gravuras de Rugendas e Debret, além de fotografias do acervo da Fundação Joaquim Nabuco.

Segundo ela, o livro registra desde o amor dos árabes pelo açúcar, a chegada à Ilha da Madeira, até a capitania de Pernambuco, único ciclo econômico que permanece contínuo até hoje, e ainda gera subprodutos como o etanol.

Após três anos de pesquisa, a antropóloga aborda desde o período da colonização e a escravidão, até curiosidades, como a doçaria conventual, os polvilhadores, os papéis rendilhados recortados minuciosamente para servir de suporte aos docinhos e a função nutricional da rapadura. Em outro capítulo, relembra os provérbios, ditos e expressões populares, traduzindo seus significados e receitas de bolos típicos pernambucanos.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram