JornalCana

Lima assume presidência da Federação dos Plantadores de Cana do Brasil

Alexandre Andrade Lima assume a Feplana: discussões sobre o Consecana estão na pauta
Alexandre Andrade Lima assume a Feplana: discussões sobre o Consecana estão na pauta

Alexandre Andrade Lima, presidente da Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFCP), toma posse nesta quarta-feira (23/03) como presidente da Federação dos Plantadores de Cana do Brasil (Feplana).

Fundada em 1941, a Feplana é a única entidade de classe do setor de plantadores de cana-de-açúcar do País. Representa cerca de 70 mil produtores de cana do Nordeste e do Centro-Sul do Brasil, representados por 31 associações em 13 estados.

Lima, um dos responsáveis por reativar usinas pelo cooperativismo dos canavieiros e por conseguir subvenções federais para o setor no Nordeste, assume a Feplana no lugar de Paulo Leal, presidente da Associação dos Plantadores de Cana do Paraná. Leal deixa o cargo após dois mandatos. Ele ocupará a vice-presidência da Feplana, ao lado de Lima.

Prioridades

Segundo Lima, é preciso garantir meios de garantir um equilíbrio mais justo na relação comercial entre usinas e plantadores de cana: “É preciso atuar no combater às discrepâncias nos Conselhos dos Produtores de Cana, Açúcar e Álcool (Consecana)”, ressalta.

O Consecana reúne representantes de plantadores de cana e usinas para definir o preço da cana. O novo presidente conta que, infelizmente, não existe um padrão nacional na formação do preço da cana nos estados, como faltam critérios coerentes que valorizem a cana de forma justa.
Lima entende que também é preciso continuar o trabalho da Feplana no sentido de cobrar do governo federal a garantia da transgenia da cultura da cana de modo significativo e emergencial. A reivindicação se justifica sobretudo diante das questões das variações e mudanças do clima visto no país, com o surgindo de extremos climáticos, ora seca, ora elevados níveis pluviométricos, aumentando em suas ocorrências e intensidades.

Posse

Lima e Paulo Leal: no comando da Feplana
Lima e Paulo Leal: no comando da Feplana

A cerimônia de posse da nova direção da Feplana está programada em Brasília, no Hotel Nacional, nesta quarta-feira (23), às 12h30.

Conforme a assessoria de imprensa, o evento já conta com a presença confirmada de dois ministros (Armando Monteiro e José Múcio), quatro secretários estaduais de Agricultura (Arnaldo Jardim (SP), Milton Mota (PE), Álvaro Vasconcelos (AL) e Rômulo Montenegro (PB), além de dezenas de políticos, como o senador Renan Calheiros.

A nova diretoria executiva da Feplana é formada por Lima, Leal e mais Edison José Ustulin (AFIDB/SP) como 2° vice-presidente, Luis Henrique Scabello de Oliveira (Canasol/SP) – 1° secretário, Luiz Eduardo Crespo (Asflucan/RJ) – 2° secretário, Murilo Correia Paraíso (Asplan/PB) – 1° tesoureiro e Luis Carlos Orsi (AFCRC/SP) – 2° tesoureiro. O Conselho Fiscal é composto por seus membros efetivos: Aparecido Ailton Passoni (Novocana/SP), Edgar Lehay Antunes (Asplana/AL) e Renato Lima Ribeiro (Asplan/RN); e suplência: Jorge Ferreira Monteiro (AFCESB/BA), Marcos Vrossin (Alfocig/SP) e José Santos Silva Amado (Asplan/SE).

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram