Mercado

Liderança matricial muda relacionamento no setor

O Grupo José Pessoa está inovando em sua nova fase de estruturação, definindo os papéis e responsabilidades de suas atividades corporativas e de suas unidades operacionais. A decisão está sendo exercitar as relações hierárquicas em determinadas situações a nível matricial, ou seja hierárquica e funcional.

Segundo José Pascoal Muniz, diretor de recursos humanos do Grupo, essas mudanças representam uma grande alteração do ponto de vista de cultura, pois o amadurecimento da direção e do comando permitirá uma relação multidirecional, mais aberta e flexível, sem preocupação com o “by pass”, onde o foco é na solução do problema.

“O incremento da liderança matricial pretende que os avanços certamente incrementem a agilidade decisória, ganho de competência, competitividade e trabalho em equipe, pois não trabalharemos com a velha estrutura de multinacionais ou de sistemas corporativos, que tudo depende da Matriz”, afirma Pascoal Muniz. A nova política de recursos humanos e organizacional permitirá que o corporativo trabalhe na definição de diretrizes e políticas, tendo como finalidade, facilitar a operação nas unidades que tem sua liberdade de ação tendo como parâmetros as diretrizes e políticas.

Ele explica ainda que na verdade não se trata de um programa ou um projeto e sim um processo, que “estamos construindo juntos: corporativo e unidades, com o patrocínio da Presidência, sem o qual essa mudança seria muito mais difícil, e gostaria de acrescentar que não se trata de projeto pioneiro, tão pouco de trabalho isolado, pois percebemos que o setor está atento a esse aspecto e com muitos projetos de revisão organizacional”.

Banner Revistas Mobile