JornalCana

Liderança do setor produtivo de cana

Falecido em junho, Manoel Ortolan deixa legado gigantesco no setor e ajudou a estruturar eventos como a Agrocana, realizada juntamente com a Fenasucro

Já se foram três meses desde que o agrônomo Manoel Carlos de Azevedo Ortolan nos deixou. Ele faleceu em 11 de junho, aos 76 anos, em Sertãozinho (SP), vítima de uma leucemia descoberta em março deste ano.

Liderança do setor produtivo de cana-de-açúcar, Maneco, como era chamado pelos amigos, deixa um legado gigantesco no setor sucroenergético.

Entre outros feitos, ele colaborou com a criação da Agrocana, realizada juntamente com a Fenasucro, principal feira mundial do setor sucroenergético realizada em Sertãozinho. Ativo participante do evento, Maneco estará ausente da feira a partir deste ano. Mas sua presença espiritual segue entre nós.

No comando

Formado em 1969 pela Escola Superior de Agronomia Luiz de Queiroz (Esalq/USP), começou a fincar os pés no setor sucroenergético como pesquisador de cana na Copersucar.

Permaneceu na então cooperativa até o começo de 1972. Em seguida, foi gerenciar propriedade rural.

Entrou para a Canaoeste em 1975, como gerente do departamento técnico.

Permaneceu no cargo até fevereiro de 2000, quando assumiu a presidência da associação, cargo que ocupou até o falecimento.

Em março de 2001, também eleito presidente da Orplana, entidade das associações de produtores de cana do Centro-Sul, para um mandato de seis anos, que durou até março de 2007.

Em abril de 2013, foi escolhido novamente presidente da associação e permaneceu no comando da entidade até 2016.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram