JornalCana

Líder do Ano, Luismar Melo, é homenageado no MasterCana Nordeste

O empresário Luismar Melo, sócio-diretor das usinas Japungu e Agroval, na Paraíba, é o Líder do Ano do setor sucroalcooleiro do Nordeste. Ele recebe o prêmio MasterCana hoje à noite em razão de sua destacada atuação como diretor do Sindálcool – Sindicato da Indústria de Fabricação do Álcool do Estado da Paraíba. A festa acontece a partir das 19h30, no Blue Angel Recepções, localizado à Rua Benfica, 251 – Sítio Histórico da Madalena em Recife, PE.

Engenheiro civil por formação, Luismar Melo iniciou sua vida profissional como funcionário do DER – Departamento de Estradas e Rodagens de Pernambuco.

Oriundo de família de agricultores, arrendou o engenho Cangaú no município de Aliança em Pernambuco e, com o passar dos anos, arrendou novas propriedades. No início do Proálcool, foi para a Paraíba e começar a plantar cana como fornecedor.

Em 1989, em sociedade com Paulo Fernando Cavalcanti de Moraes e Jose Ivanildo Cavalcanti de Moraes adquiriram a Usina Japungu. Em 1996 fundaram a Agroval, arrendando o parque industrial da antiga usina Santana. Em 2001 partiram para a região de Goiás, adquirindo a CRV. Naquele ano moeram cerca de 170 mil toneladas e este ano devem moer 1,2 milhão de toneladas. Em 2003 adquiriram a Cooper-Rubi que vai moer esse 1,250 milhão de toneladas. O pensamento do grupo é de investir em suas unidades ampliando a produção, chegando a 4 milhoes de toneladas e Mantendo no nordeste a produção de cerca de 1,7 milhão de toneladas.

A premiação de Luismar Melo não foi surpresa para seus amigos e colegas no setor. “É a pessoa mais leal que já conheci”, observou o Dr. Luis Antônio de Andrade Bezerra, da Usina Trapiche.

Veja o depoimento de Edmundo Coelho Barbosa, Presidente Executivo do Sindalcool da Paraíba, a respeito de Luismar Melo:

”Sempre cumpriu tudo que combinou, A lealdade o caracteriza ao longo da vida, como um verdadeiro exemplo de retidão. Dotado de arrojada capacidade de trabalho como empreendedor, Luismar possui o dom de avaliar o presente e antecipar o futuro. Por ter acertado sempre em suas avaliações é acreditado entre os seus pares por sua visão pragmática”.

Edmundo continua a lista de elogios. Afirma que Luismar Melo compreendeu antes de muitos a importância do processo de produção de energia da biomassa iniciado no País na década de 70 e abraçou no vigor da juventude a construção de uma legítima contribuição sustentável para a humanidade através das suas empresas e nas relações com os trabalhadores, parceiros, sócios e acima de tudo com os filhos e esposa com que Deus o presenteou.

Sua liderança construída sobre a confiança nas relações pessoais conferiu-lhe liderança inconteste, como um verdadeiro amigo dos amigos. Sua lealdade tem caracterizado sua trajetória empresarial, construindo riqueza assentada na confiança e na meritocracia.

É homem de dizer a verdade sem medo porque tem profunda compreensão dos acontecimentos no dia a dia. Nunca desprezou os pequenos, pelo contrário, mantém atitude de tolerância e compreensão com as limitações alheias. Sua grandeza de espírito e sabedoria o faz merecedor de nossa profunda admiração. Se perguntado porque a maldade tem prevalecido no mundo, com certeza responderia, ´porque os bons são tímidos e os maus são ousados´, finaliza Edmundo Barbosa.

Luizmar Melo mostra humildade ao falar sobre si mesmo: “Tenho buscado ao longo destes anos de carreira ser uma pessoa de fácil acesso, e sendo um conciliador nato, procuro trabalhar com humildade e transparência em tudo que faço, sendo justo, tratando as pessoas com respeito, fidelidade, e defendendo de forma incansável meus ideais, acreditando na força do trabalho e em tudo aquilo que faço”.

O empresário Arthur Luis da Silva Duarte, da ADNBR –Administração e Desenvolvimento de Negócios, também reconhece, entre outras virtudes, a capacidade singular de entender o mercado desenvolvida por Luismar Melo. “Luismar possui visão ampla e sem quaisquer exageros, tem uma faculdade ímpar de antever o comportamento dos mercados de álcool e açúcar. Mas o interessante é que o fato de ser um grande estrategista nos negócios não o separa do perfil de humildade e lhaneza que dispensa a todos que com ele mantém contatos nos negócios ou em particular”.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram