JornalCana

Líder de entidade de fornecedores independentes de cana assume presidência da Câmara do Açúcar e do Álcool

Alexandre Andrade Lima, presidente da Federação dos Plantadores de Cana do Brasil (Feplana), é o novo presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Açúcar e do Álcool, colegiado de órgãos e entidades sucroenergéticas ligado ao Ministério de Agricultura e Pecuária (Mapa).

Realizada na quarta-feira (05/12), a eleição de Lima tem registro histórico: é a primeira vez que um pernambucano e do setor de fornecedores independentes de cana do Nordeste assume o cargo desde a criação da Câmara, em 2003.

Também é a primeira vez que a presidência da Câmara é ocupada pela Feplana.

Formada por 47 entidades da cadeia produtiva do açúcar e do álcool, a Câmara também é composta por órgãos e entidades vinculadas aos setores de industriais e fornecedores de cana no Brasil.

Andrade Lima terá mandato de dois anos, como seus antecessores, a exemplo do atual presidente da Câmara, André Rocha, que lidera o Fórum Nacional Sucroenergético.

Leia também:

Simulação destaca performance de balanço de massas

Mais sobre a Câmara

A Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Açúcar e do Álcool do Mapa tem a missão de debater os temas relacionados ao setor sucroenergético do Brasil.

Ao longo do ano, o grupo realiza quatro reuniões. Portanto, Lima só conduzirá sua primeira reunião em março de 2019, já sob o comando da nova ministra do Mapa, Teresa Cristina, no governo Bolsonaro, presidente eleito no qual Alexandre foi defensor antes mesmo do excelente desempenho e vitória do novo presidente do Brasil.

A Feplana inclusive promoveu uma reunião na entidade em Brasília, em 2017, em apoio ao presidenciável Bolsonaro.

À frente da referida câmara, o líder da Feplana terá a missão de conciliar os interesses de toda a cadeia produtiva sucroenergética, composta pelos segmentos de industriais e agricultores. Mas ainda terá de defender todos nas reuniões do ConseAgro do Ministério da Agricultura, instância que reúne os presidentes de Câmaras Setoriais do Mapa vinculados a setores do Agronegócio.

Lima agradece a confiança dos membros da sua câmara setorial, a exemplo de José Inácio, presidente da União Nordestina dos Produtores de Cana (Unida), que tem assento permanente neste coletivo.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram