JornalCana

Leilões de Geração A-3 e A-4 serão realizados no dia 25 de junho  

Certames contratarão energia de novas usinas

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou nesta terça-feira (9) a abertura de consulta pública para os leilões nº 6 e nº 7 de 2021, também denominados de A-3 e A-4, que acontecerão no dia 25 de junho de 2021.

Os certames são destinados a contratar energia elétrica proveniente de novos empreendimentos de geração a partir de fontes hidrelétrica, eólica, solar fotovoltaica e térmica a biomassa, que ainda vão entrar em operação. Assim, é proibida a participação de usinas que entrarem em operação comercial até a data de publicação do edital.

A previsão é que a energia negociada no leilão A-3 seja entregue no dia 1º de janeiro de 2024. No caso do leilão A-4, o suprimento deverá começar a partir de 1º de janeiro de 2025.

LEIA MAIS > Cogeração em operação no Brasil cresce 1,2% em 2020

A agência manteve as condições e regras para a garantir das propostas e informou que, dependendo da fonte, terão contratos por quantidade e por modalidade. Além disso, definiu reajuste do valor exigindo para aporte de garantia da proposta de empreendimento que participa com outorga de autorização. Segundo a área técnica, este valor não sofria reajuste há mais de dez anos.

A Agência vai receber contribuições dos interessados no período de 46 dias, entre 11 de fevereiro e 29 de março de 2021 por meio do e-mail cp004_2021@aneel.gov.br. A documentação objeto desta consulta pública estará à disposição no site da Agência em www.aneel.gov.br/consultas-publicas.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram