JornalCana

Leilão de energia terá 13 térmicas a biomassa

Treze termelétricas a biomassa, o que inclui a cana-de-açúcar, estão registradas para participar do Leilão de Energia Elétrica com entrega a partir de 2018. Chamado A-3, esse leilão está programado para o dia 21 de agosto.

Sabe qual estado terá mais térmicas a biomassa participantes?

Segundo a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), que integra o Ministério das Minas e Energia e faz a gestão do leilão A-3, as 13 térmicas a biomassa têm capacidade de 612 megawatts (MW).

Já o preço inicial do megawatt-hora (MWh) no leilão será de R$ 218,00 para as termelétricas a biomassa e a gás natural. As térmicas a gás inscritas somam 3, com 413 MW.

O valor inicial do MWh para a térmica a biomassa supera o das de fonte eólica (R$ 184/MWh), mas, conforme analistas do setor sucroenergético, é preciso lembrar que, no caso das térmicas a biomassa, o custo de conexão à linha de transmissão gera despesa extra porque costuma ser bancado pelo empreendedor. No caso das fontes eólicas, quem paga é o consumidor final.

Onde estão as térmicas

Conforme a EPE, o estado de São Paulo lidera o total de térmicas a biomassa inscritas no Leilão A-3, com 7 empreendimentos em um total de 216 MW.

O estado do Mato Grosso do Sul ocupa o segundo lugar, com 3 empreendimentos e um total de 325 MW.

Já o Rio Grande do Sul tem dois empreendimentos (45 MW) e Minas Gerais tem um empreendimento (26 MW).

No geral, a EPE habilitou 371 projetos para o Leilão. A energia eólica foi a fonte que mais registrou empreendimentos, 338 projetos, somando oferta de 8.328 megawatts (MW).

Ao todo, os 371 projetos oferecem 9.594 MW.

 

download
Fonte: EPE

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram