JornalCana

Leilão de energia tem confirmação de 39 usinas

O leilão de energia de reserva, que será realizado no dia 14, terá a participação de 39 usinas de açúcar e álcool e outros 5 projetos de biomassa. As 44 empresas deram garantias para a geração de cerca de 1.160 MW.

Segundo levantamento do governo, 96 empresas se habilitaram a participar do leilão, mas mais da metade desistiu.

O país conta com 400 usinas sucroalcooleiras. Há cerca de 210 projetos de co-geração em implantação que podem colocar no sistema 13.200 MW até 2012, segundo Onório Kitayama, especialista em bioenergia da União da Indústria da Cana-de-Açúcar (Unica). Muitas usinas do setor argumentam que os preços oferecidos no leilão não cobrem os custos para se investir em co-geração.

As usinas reconhecem que o governo está dando maior atenção aos projetos de co-geração e atenderam algumas reivindicações do setor. Em projetos em construção em Goiás e Mato Grosso do Sul, onde há novos projetos de usinas em andamento, o governo está aplicando o conceito de subestação coletora para promover a conexão de usinas dessas unidades, segundo Kitayama. Em regiões paulistas, onde o acesso à rede de transmissão de energia é mais difícil, o governo vai elaborar estudos de conexão que prevê o escoamento da energia.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram