JornalCana

“Leilão da Usina Catende pode não ter sucesso pela 4ª vez”, diz AFCP

img4013

A planta industrial da unidade e o Engenho Catende (96,2 hectares) vai a leilão pela quarta vez nesta terça-feira (30), às 15h, no Fórum Rodolfo Aureliano, em Receife, Pernambuco. Entre os itens do leilão estão ainda: um grupo de quatro geradores, veículos, tratores e as máquinas da Usina. 

Mas segundo a Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFCP), diante do valor mínimo do lance estabelecido pela Justiça (R$ 39 milhões), a venda não terá êxito novamente, uma vez que, o valor está acima do preço de mercado, frente à crise vivida pelo setor sucroenergético nacional. “Infelizmente, o leilão não terá sucesso pela 4º vez”, diz o presidente da AFCP, Alexandre Andrade Lima, ao lamentar o que o juiz Sílvio Romero Beltrão, da 18ª Vara Cível do Recife, não tenha aprovado a proposta de adjudicação apresentada por parte dos credores trabalhistas, após o insucesso da terceira tentativa do leilão em agosto. 

Lima explica que a decisão foi motivada porque o Banco do Brasil, maior credor da massa falida, não concordou com a proposta dos trabalhadores. Na avaliação do dirigente, a adjudicação seria a melhor proposta porque contava com o apoio do governo Estadual e Federal.

Caso se realiza a previsão da AFCP, a Usina pode ainda ser arrendada por grupos interessados. Andrade Lima acredita que esta pode ser uma saída interessante para o problema, no entanto, é preciso evitar que a unidade seja arrematada por grupos ou pessoas que já administraram mal a massa falida. “A unidade industrial é fundamental para a economia da Mata Sul pernambucana, não podemos tratar o caso de forma que ao invés de resolver o problema, crie outros”, diz Lima.

Terceiro leilão

A terceira tentativa de leiloar os bens da massa falida da Usina Catende, localizada na Zona da Mata Sul de Pernambuco, terminou sem um resultado no dia 29 de agosto último. Durante a ocasião, seriam aceitos lances iniciais livres para a compra global, desde que a oferta não fosse inferior a 60% dos R$ 65.523 milhões avaliados para os bens da massa. 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram