Mercado

LDC-SEV nasce para ser a segunda maior usina do mundo

A LDC-SEV, resultado da incorporação da Santelisa Vale, de Sertãozinho (SP), pelo grupo francês Louis Dreyfus Commodities nasce como a segunda maior companhia sucroenergética do mundo.

Nesta terça-feira, dia 27 de outubro, a LDC anunciou oficialmente a incorporação do grupo paulista, após sete meses de negociação.

Segundo Bruno Melcher, CEO da nova companhia, a empresa já tem planos de abrir o capital.

A nova empresa vai ter capacidade para moer 40 milhões de toneladas de cana por ano, sendo 2,7 milhões de toneladas de açúcar e 1,5 bilhão de litros de etanol. São, ao todo, 13 usinas em cinco Estados brasileiros, 22 mil empregados e três mil fornecedores.

Neste novo formato, a Louis Dreyfus terá 60% da nova empresa, os acionistas da Santelisa (que incluem as famílias Biagi e Junqueira Franco, além do BNDES e Goldman Sachs) ficam com 18%, os bancos credores responderam por 13% e os novos investidores, outros 9%.

Uma das principais apostas da nova organização é a cogeração de energia. A LDC SEV já está pronta para gerar 982 megawatts de energia elétrica. Porém, os dirigentes afirmam que em apenas dois anos, a capacidade deve ser ampliada em 60%, chegando a 1,6 gigawatts, quantidade suficiente para atender a demanda de todo o Estado do Espírito Santo.

Segunda empresa do mundo em energia renovável, a LDC SEV também tem planos para ampliar a capacidade de moagem, com a expansão das usinas. Além disso, os executivos não descartam investimentos em novas plantas.

Banner Revistas Mobile