JornalCana

Lançamento da Aliança Brasileira pelo Clima

Catorze das principais entidades brasileiras representativas do agronegócio, florestas plantadas e bioenergia, que representam 28% de toda a matriz energética brasileira 16% das exportações do Brasil, anunciaram a formação da Aliança Brasileira pelo Clima, com o objetivo de contribuir com propostas concretas para as negociações ligadas à Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas.

O grupo é formado pelas seguintes entidades: Abag – Associação Brasileira de Agribusiness, Abag/RP – Associação Brasileira do Agronegócio da Região de Ribeirão Preto, Abiove – Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais, Abraf – Associação Brasileira de Produtores de Florestas Plantadas, ABTCP – Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel, Alcopar – Associação de Produtores de Álcool e Açúcar do Estado do Paraná, Ares – Instituto para o Agronegócio Responsável, Biosul – Associação dos Produ! tores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul, Bracelpa – Associação Brasileira de Celulose e Papel, Icone – Instituto de Estudos do Comércio e Negociações Internacionais, Orplana – Organização dos Plantadores de Cana da Região Centro-Sul do Brasil, Siamig – Sindicato da Indústria de Fabricação do Álcool no Estado de Minas Gerais, Sifaeg – Sindicato da Indústria de Fabricação de Álcool do Estado de Goiás, e Unica – União da Indústria de Cana-de-Açúcar.

A Aliança Brasileira pelo Clima defende seu posicionamento em dois pilares. O primeiro refere-se às recomendações ligadas ao regime internacional que deverá ser definido pelas negociações no âmbito da Convenção do Clima, como a reforma do MDL – Mecanismo de Desenvolvimento Limpo, e reestruturação do REDD – Redução de Emissões de Desmatamento e Degradação para que os incentivos financeiros resultantes desses mecanismos alcancem diretamente os agentes responsáveis pelas reduções, como populações tradicionais e proprietários rurais.

O outro pilar diz respeito às ações no plano interno brasileiro. A Aliança sugere a adoção de iniciativas direcionadas ao desenvolvimento de uma economia de baixa intensidade de emissões de gases do efeito estufa. Uma das recomendações é que políticas públicas nacionais de mitigação privilegiem mecanismos de comércio de redução de emissões, evitando a simples imposição de taxas sobre emissões de carbono.

“É essencial que o Brasil leve adiante propostas que ampliem as possibilidades de captação de créditos de carbono, algo a que o Brasil injustamente tem tido pouco acesso. É como se fossemos penalizados por termos sido pioneiros em várias iniciativas que claramente ajudam na redução de emissões de carbono, mas não são reconhecidas pelos mecanismos existentes, como a própria produção e uso em larga escala do etanol”, afirma Marcos Jank, presidente da Unica – União da Indústria de Cana-de-Açúcar.

Representando o agronegócio, o Presidente da ABIOVE Carlo Lovatelli co! mentou que ações como a Moratória da Soja, acopladas a pagamentos por serviços ambientais constituem parte da solução na obtenção de uma política de desmatamento zero, com benefícios significativos para a mitigação das mudanças climáticas globais.

Para a ABIOVE, iniciativas como a redução do desmatamento e outros serviços ambientais devem ser remuneradas com pagamento direto. Para tanto, o mecanismo conhecido como Redução de Emissões de Desmatamento e Degradação (REDD) deve ser estruturado de forma a garantir que incentivos financeiros dele resultantes alcancem diretamente os agentes responsáveis pelas reduções, como produtores rurais. Este mecanismo deverá gerar um mercado de Pagamentos por Serviços Ambientais – PSA que poderá atrair fundos nacionais e internacionais. O Brasil está fazendo sua parte na preservação ambiental, mas ainda não está conseguindo esta contrapartida.

Por fim, a Aliança Brasileira pelo Clima também destacou que o Brasil pode ganhar muito com a transição para uma economia de baixo carbono, levando-se em consideração que o país tem uma das matrizes energéticas mais limpas do mundo, é líder na tecnologia de biocombustíveis e a maior parte de suas emissões (desmatamento ilegal) não está associada ao desenvolvimento econômico. Neste sentido, acredita-se que o Brasil marcará presença política de liderança em Copenhague no processo internacional mais importante do ano. Para maior conhecimento dos pontos defendidos pela Aliança, encontra-se em anexo o “Documento de Posicionamento”.

As informações são da assessoria de imprensa da Abiove – Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram