JornalCana

Lançado Pólo Nacional de Biocombustíveis

Foi lançado ontem, dia 16, em Piracicaba (SP) o Pólo Nacional de Biocombustíveis.

O Pólo foi formalizado através da assinatura do convênio entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e a Universidade de São Paulo – Esalq, onde será sediado.

O Pólo, lançado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, centralizará ações de pesquisa, fomento, captação de recursos, discussão de políticas públicas e produção de biocombustíveis. Profissionais terão treinamento para aperfeiçoar conhecimentos e as pesquisas produzidas por institutos e universidades serão coordenadas pelo pólo. A nova entidade também auxiliará na seleção de projetos para buscar financiamentos de fundos nacionais e internacionais.

A assinatura aconteceu durante o primeiro “Seminário Nacional Sobre Biocombustíveis”, que reuniu os ministros: Roberto Rodrigues, Dilma Roussef, autoridades da região e do Estado, especialistas da área, professores, representantes do setor sucroalcooleiro, do segmento de óleo, alunos, entre outros.

De acordo com o ministro Roberto Rodrigues, a humanidade se intregou de forma insana ao petróleo e neste momento o governo Lula, através deste programa, começa a analisar a situação. “Isso representa a volta dos combustíveis de origem vegetal”.

Para ele, a criação do Pólo marca o início do grande processo de avanço tecnológico no país.

Na opinião de Luiz Carlos Corrêa Carvalho, presidente da Câmara Setorial do Açúcar e Álcool, o Pólo vai fortalecer o país para manter a liderança na área de bioenergia.

A ministra Dilma Roussef disse que se as empresas não cumprirem os critérios de qualidade não haverá a autorização para a mistura de biodiesel no diesel.

Recursos – O contrato prevê o repasse de R$ 100 mil à Esalq, que também poderá captar outros recursos em conjunto com diversas entidades de estudo, para projetos sobre biocombustíveis. Assim, foi constituída uma comissão que será coordenada pelo professor Weber Antonio Neves do Amaral, do Departamento de Ciências Florestais, da Esalq e fazem parte do Grupo de Coordenação do Pólo, José Roberto Postali Parra e Raul Machado Neto, diretor e vice da Esalq, respectivamente; os professores André Ricardo Alcarde, Jorge Horii e Marisa d’Arce, do Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição; José Otávio Brito, do Departamento de Ciências Florestais; José Vicente Caixeta Filho, do Departamento de Economia, Administração e Sociologia; e Luiz Carlos Basso, do Departamento de Ciências Biológicas. Os demais integrantes são Luiz Carlos Correa Carvalho, da Consagro e Manoel Regis Lima Verde, da Copersucar.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram