JornalCana

LAÇO FECHADO RESPEITA LIMITES DE SEGURANÇA

Objetivo do Laço é avaliar o nível dos Donellys do 3º ao 6º terno e a oscilação de cada conjunto

Antes do laço, estes limites eram fixados para uma faixa ampla de processamento ou de acordo apenas com limites de segurança para evitar o trip das turbinas.

Vale destacar que estes limites de segurança são respeitados no Laço Fechado.

Portanto, o objetivo do laço, é avaliar o nível dos Donellys do 3º ao 6º terno e a oscilação de cada conjunto para, gradualmente, diminuir ou aumentar os limites de atuação do sistema de controle.

Para que as turbinas dos dois últimos conjuntos operem com rotações mais baixas e com menor quantidade de picos de rotação máxima quando ocorre atuação do sistema de controle. Consequentemente, maximizando a eficiência da extração do conjunto.

O S-PAA está sempre buscando minimizar o limite superior de rotação permitido para cada conjunto de turbinas, de forma a manter o deslocamento dentro de uma faixa desejável para a extração.

Caso o nível do Donelly selecionado pelo controle passe de um limite superior pré-definido pelo balanço, o S-PAA também vai ajustando o limite máximo do controle dos ternos com base em seu balanço de massa instantâneo.

Assim, o S-PAA evita que o sistema de controle gere picos de rotação ou trabalhe em rotações acima das necessárias. Sem o auxílio do laço, a operação não teria como alterar esses limites a todo o instante, sem descuidar de outros detalhes importantes do processamento.

Esse laço proporcionou grande estabilidade para as turbinas, conforme gráfico abaixo.

Os resultados em melhoria de extração na moenda mostram ganhos de até 0,3% quando o S-PAA estava totalmente afinado.

Este é um exemplo interessante de como um balanço de massa pode ser aplicado localmente em um controle específico de um conjunto, cujo desafio de controle imposto pelo acionamento duplo é mais elevado, e ainda assim resultar em excelente resultado operacional.

*Doutor em engenharia química e consultor da Soteica

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram