JornalCana

Laboratórios da PB diversificam produção para controle de pragas

Com uma produção mensal de 9,5 milhões de Cotesia flavips (Vespas) e 5 toneladas de Metahizium anisopliae (Fungo), o Estado da Paraíba se destaca na produção de insumos biológicos para controle de pragas dos canaviais no Estado: a Broca Comum e a Cigarrinha da Folha. Mas ao longo dos anos percebeu que precisava diversificar sua produção e recentemente começou a produzir o novo fungo Beauveria bassiana, capaz de eliminar os diversos prejuízos no bananal.

O laboratório funciona na Estação Experimental de Camaratuba, que é mantida pela Associação de Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), através de convênios com o Ministério da Agricultura, Instituto Nacional de Meteorologia e Secretaria de Agricultura do Estado.

José Inácio de Morais, presidente da Asplan, explica que a equipe de técnicos e biólogos resolveu diversificar a produção, que antes estava direcionada apenas ao setor canavieiro, para tornar a Estação auto-sustentável. “O produtor rural, independente do ramo onde atua – cana-de-açúcar, bananeiras ou outra cultura – sabe que a maior fonte de crescimento é a terra, agregada a sua força de reprodução, daí a importância de contribuir com pesquisas científicas para o meio”, informa. (Fonte: Assessoria de imprensa da Asplan)

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram