JornalCana

Laboratório vai gerar 45 empregos em AL

Com investimentos na ordem de R$ 300 mil, o Laboratório de Produtos Biológicos da Cooperativa Pindorama, inaugurado ontem, vai gerar cerca de 45 empregos diretos e indiretos. Fruto de parceria com a empresa Probio, Produtos Biológicos, a nova unidade já começou a operar, produzindo fungos e vespas para o combate de pragas que atacam a cultura da cana–de–açúcar. A unidade foi inaugurada com a presença do presidente da cooperativa, Klécio dos Santos, técnicos do setor sucroalcooleiro, cooperados e diretores do laboratório e da cooperativa. O laboratório vai produzir o fungo entomopatógeno Metharrizium Anisópliae, que é usado no controle biológico das cigarrinhas da folha e da raiz da cana, além da Cotésia Flavipes (vespas), que controla biologicamente a broca do colmo da cana e a Diatraea Spp (broca menor da cana).

Combate

De acordo com o gerente agrícola da cooperativa, Tiles Henrique Siqueira, os produtos biológicos que serão produzidos evitam perdas que afetam diretamente o campo, como a morte da cana jovem e a redução do peso da cana adulta problemas provocados pelas cigarrinhas e brocas. “Essas pragas reduzem o teor do açúcar e do álcool na cana–de–açúcar, afetando também o rendimento industrial”, afirmou Tiles. A implantação do laboratório faz parte de um conjunto de ações desenvolvidas pela Cooperativa Pindorama, com o objetivo de atingir a meta de 1 milhão de toneladas de cana. “O laboratório é mais um passo que a cooperativa está dando em busca da melhoria e aumento da produção. Além disso, estamos reforçando o trabalho de assistência técnica aos cooperados e aumentando a área irrigada”, disse o presidente da cooperativa Klécio dos Santos.

Na parceria, Pindorama disponibilizou o espaço físico para a instalação e a Probio investiu na tecnologia. O laboratório vai atender todo mercado alagoano. O acordo, segundo Klécio, garante para os cooperados um preço 10% menor que os valores praticados no mercado. A cooperativa terá também uma participação de 3% nos resultados.

Redução

Apesar dos investimentos, Pindorama deve enfrentar uma redução de aproximadamente 30% na produção de cana nesta safra em relação à anterior. A quebra de produção se deve à seca e ao ataque de pragas e doenças. “Segundo estimativas, aproximadamente 20% da redução na produção se deve a um ataque de cigarrinhas. Nosso objetivo é atender as necessidades dos colonos em termos de produtos biológicos. Estamos aqui para ajudar a cooperativa a atingir a meta de 1 milhão de toneladas na próxima safra”, afirmou um dos sócios da Probio, Gilberto Silva.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram