JornalCana

Laboratório da Agristar implanta ISO 17025

O laboratório de análise de sementes da Agristar, maior empresa brasileira de sementes para horticultura, acaba de implantar a ISO / IEC 17025, com auditoria prevista para março deste ano. A ISO / IEC 17025 é uma norma internacional que especifica os requisitos para a qualidade laboratorial e que, aliada à Portaria MAPA SDA 51/2003, contém todos os itens para o reconhecimento oficial da sua competência para realizar as análises de sementes.

Segundo a engenheira agrônoma Maria Carolina Pereira da Silva, responsável pelo laboratório da Agristar, a conquista da certificação decorre do rigoroso trabalho desenvolvido pela empresa em termos de padronização, modernização e implantação do sistema de qualidade para a gestão do laboratório.

“A Agristar impõe padrões rigorosos de umidade, pureza e germinação em suas sementes para que os produtores tenham confiança e possam fazer com sucesso o plantio planejado das nossas sementes. Para planejar e alcançar produção máxima e com mínimo de área e de custos com fertilizantes, defensivos e outros itens, o cliente da Agristar precisa dispor de dados laboratoriais confiáveis. A norma ISO / IEC 17025 é mais um passo da Agristar para garantir a qualidade de seus produtos. Estamos entre as primeiras empresas de sementes a implantar a ISO 17025”, afirma Maria Carolina.

O primeiro passo para a implantação do ISO 17025 no laboratório foi a motivação e o envolvimento da equipe de funcionários nas etapas das atividades. Todos os procedimentos de análise foram revisados e documentados, equipamentos foram modernizados, lay-outs otimizados etc. Para completar o processo, foi realizada uma auditoria que contou com o apoio da doutora da área de sementes, Maria Laene de Carvalho. Nessa etapa foram auditados todos os procedimentos técnicos e propostas algumas ações de melhoria visando aperfeiçoar o sistema da qualidade implementado.

“Podemos dizer com segurança que foi um trabalho de sucesso. A equipe do laboratório está com qualidade nas veias e não há outro caminho a tomar que não o da contínua melhoria dos processos. Isso certamente levará à excelência dos produtos oferecidos pela Agristar”, informa a consultora Tânia Maria Marinho Gomide, da Seta Planejamento da Qualidade, empresa responsável pela implantação do sistema de qualidade ISO 17025.

Mais informações: www.agristar.com.br

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram