JornalCana

La Niña trará chuvas às lavouras

O atual fenômeno La Niña, que tem intensidade moderada, se estenderá em todo o verão, segundo Williams Ferreira, pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura. Com isso, o fenômeno provocará revezamento de períodos com muita chuva em umas regiões e ausência total em outras.

A previsão é que a região Norte do país apresente índice de precipitação acima da média no decorrer do período em relação aos últimos anos. As temperaturas sofrerão alterações. A umidade relativa do ar cairá em parte dos estados da Bahia e de Minas Gerais e ficará maior nos estados do Norte.

O pesquisador explica que terá maior freqüência de veranicos, períodos caracterizados por forte insolação, temperatura mais elevada, calor intenso e baixa umidade relativa do ar. “Os veranicos prejudicam a agricultura, afetam diretamente a produtividade das culturas, principalmente quando se dá na fase em que a planta é mais sensível ao déficit hídrico” explicou.

Já na região dos vales dos rios Doce, Mucuri e Jequitinhonha, em Minas Gerais, e nas regiões Sul e Centro-Sul da Bahia, bem como na Região Metropolitana de Salvador, as chances de chuvas abaixo da média normal do período são de até 20%. As demais regiões brasileiras apresentam, aproximadamente, 20% de probabilidade da ocorrência de chuva na média normal do período.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram