Mercado

Kingsman eleva projeção para excedente global de açúcar 2006/07

A consultoria Societe J. Kingsman elevou na sexta-feira a previsão para o excedente mundial de açúcar em 2006/07 para 5,02 milhões de toneladas, de 3,33 milhões de toneladas em agosto. O principal ponto de diferença é a estimativa para algumas safras de cana do hemisfério Norte que estão para ser colhidas, disse a Kingsman em um comunicado.

Indicações de forte recuperação na produção da Índia (em particular), China e Tailândia têm o potencial de mais do que resolver a questão da oferta observada nos últimos dois anos, afirmou a consultoria, referindo-se a situações anteriores de oferta reduzida.

A projeção da Kingsman para o excedente global de açúcar em 2006/07 compara-se à recente previsão de 5,1 milhões de toneladas da consultoria Czarnikow, e de 5,8 milhões da Organização Internacional do Açúcar (OIA).

A Kingsman elevou sua estimativa para a produção de açúcar na Índia em 2006/07 para 23 milhões de toneladas em relação às 22,8 milhões de toneladas previstas anteriormente, após boas chuvas de monção.

Na Tailândia, o período de chuvas ajudou no desenvolvimento das lavouras de cana, disse a Kingsman.

Assim como na China e na Índia, os preços altos também fizeram sua parte, impulsionando um aumento no plantio de cana e melhor manutenção das lavouras este ano, disse a consultoria.

Banner Revistas Mobile