Mercado

Kardec confirma estudo para adição de 4% de biodiesel no 2º semestre

O presidente da Petrobras Biocombustíveis, Alan Kardec, disse hoje que o governo estuda antecipar a adição de biocombustíveis dos atuais 3% (B3) para 4% no diesel, a partir do segundo semestre deste ano. De acordo com ele, a medida estaria sendo estudada uma vez que a capacidade de produção no Brasil é hoje maior do que o consumo.

Ele enfatizou, porém , que a definição irá depender do preço. A meta do governo é ampliar a mistura para 5% até 2013.

A Petrobras possui hoje três usinas em operação, incluindo a de Candeias (BA), Quixadá (CE) e a de Montes Claros, no norte de Minas, que será inaugurada oficialmente na próxima segunda-feira pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Juntas, as três unidades têm uma capacidade instalada para a produção de 170 milhões de litros de biodiesel por ano, o que representa 13% do mercado brasileiro.

No país, conforme Kardec, a produção atinge 3,3 bilhões de litros por ano, enquanto o consumo chega a 1,4 bilhões de litros por ano. De acordo com ele, ainda que o volume produzido seja maior do que o consumo, “o governo não pode criar a demanda sem a garantia de oferta”. A proposta será discutida por vários ministérios.

Banner Revistas Mobile