JornalCana

José Serra destaca importância do etanol na abertura do Simtec

A importância do Simpósio Internacional e Mostra de Tecnologia da Agroindústria Sucroalcooleira (Simtec) para o desenvolvimento agroindustrial e tecnológico visando o aprimoramento do potencial mercado sucroalcooleiro foi abordada na abertura do evento ontem, 17 de julho, no Engenho Central, em Piracicaba, SP, que contou com a presença do governador do Estado de São Paulo, José Serra, do secretário de Desenvolvimento e Tecnologia, o vice-governador Alberto Goldman, o secretário de Agricultura e Abastecimento, João Sampaio Filho, entre outras autoridades.

Durante a solenidade de abertura, José Serra avalizou convênio firmado entre a Dedini S/A Indústrias de Base – com sede em Piracicaba, SP – e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) que possibilitará a destinação de R$ 100 milhões em pesquisa em tecnologia no setor sucroalcooleiro. Serra afirmou que o século 20 teve como destaque o “ouro preto e poluente”, e que o século 21 será marcado “pelo ouro verde”, fazendo alusão ao etanol não poluente, ambientalmente viável.

Com duração de cinco anos, o acordo entre a Fapesp e a Dedini prevê a realização de pesquisas conjuntas entre pesquisadores de instituições de ensino superior e pesquisa no Estado de São Paulo e a empresa de Piracicaba. O convênio, que terá aporte de R$ 100 milhões, divididos igualmente entre as duas instituições, deverá incluir pesquisas relacionadas ao desenvolvimento de tecnologias para o Sistema Dedini Hidrólise Rápida (DHR), aumento da produção de energia aliada à redução do seu consumo, além de maior rendimento e eficiência de processos. As propostas de pesquisa serão selecionadas por um Comitê Gestor de Cooperação Fapesp-Dedini, com a participação de dois representantes de cada instituição, seguindo os critérios do Programa de Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica (PITE), da Fapesp.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram