JornalCana

José Mauro Coelho renuncia à presidência da Petrobras

Fernando Borges foi indicado ao cargo

O presidente da Petrobras José Mauro Coelho renunciou ao cargo, nesta segunda-feira (20). A decisão foi anunciada pela estatal, que informou ainda que o presidente do Conselho de Administração da estatal nomeou como presidente interino da companhia o diretor executivo de exploração e produção, Fernando Borges, até a eleição e posse do novo presidente, como prevê o estatuto da empresa.

O novo indicado precisa ser aprovado pelo Comitê de Pessoas da Petrobras que faz a avaliação de currículo. Depois, tem que ser eleito na Assembleia Geral Ordinária da empresa. Após essa etapa, ainda terá seu nome submetido ao Conselho de Administração da companhia, onde precisará ser aprovado.

José Mauro Ferreira Coelho foi o terceiro presidente da Petrobras no governo Bolsonaro e assumiu o cargo em abril deste ano. A sua renúncia já era esperada após críticas a mais um aumento dos combustíveis anunciado pela empresa na última semana.

O presidente Jair Bolsonaro vem anunciando desde maio que trocaria o comando da Petrobras e chegou a indiciar o nome do então secretário de Desburocratização do Ministério da Economia, Caio Mário Paes de Andrade, para substituir Coelho.

LEIA MAIS > Petrobras aumentará preços de combustíveis a partir de sábado (18)

O presidente da Câmara dos Deputados, o deputado Arthur Lira, também já tinha pedido a renúncia de Coelho. Na última quarta, a Câmara aprovou o projeto que torna os combustíveis itens essenciais e limita a tributação de 17% de ICMS sobre os produtos. O presidente da Casa criticou o conselho diretor da Petrobras pelo anúncio do aumento em meio a essa discussão.

Nesta segunda-feira (20), a Casa discute uma proposta de taxação dos lucros da Petrobras e mudanças na política de preços praticada pela estatal, hoje indexada ao dólar.

A proposta do presidente da Câmara é criar por exemplo voucher combustível para caminhoneiro e taxistas e diminuir o preço dos combustíveis.

 

 

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram