fbpx
JornalCana

Jornada Cultivar promove capacitação de produtores sobre manejo de pragas do solo em Ribeirão Preto – SP

Programa desenvolvido pela Raízen busca auxiliar parceiros e promover a troca de conhecimento técnico sobre manuseio agronômico

O Programa Jornada Cultivar, promovido pela Raízen que é referência global em bioenergia, realizou a 3ª edição da Academia de Produtividade em Ribeirão Preto – SP.

Com o objetivo de promover a capacitação de parceiros da empresa na região e estimular a troca de conhecimento técnico sobre o manejo de pragas em cana-de-açúcar, o evento reuniu especialistas e representantes da companhia focados em encontrar soluções para as dores agronômicas dos parceiros locais.

Nesta edição, o encontro contou com a presença da dra. Leila Dinardo, professora e Diretora do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento do Instituto Agronômico (IAC), que palestrou sobre pragas de solo, com enfoque principal em nematóides, que são vermes parasitas obrigatórios de plantas, microscópicos e que extraem nutrientes e injetam toxinas nas raízes, podendo gerar galhas ou lesões, e também sobre Sphenophorus levis, popularmente conhecido como Bicudo da cana-de-açúcar, uma das principais pragas dos canaviais, que teve seus primeiros registros no estado de São Paulo e atualmente está se disseminando entre as regiões produtoras de cana do país.

LEIA MAIS > MasterCana Brasil recebe inscrições de usinas

A conversa com os produtores teve também o propósito de incentivar o desenvolvimento do manejo da cultura de cana-de-açúcar na região de Ribeirão Preto e contribuir para a melhoria da produtividade dos canaviais.

O evento, que aconteceu na última semana, contou com parceiros da Raízen na região e teve espaço para dúvidas, que foram sanadas pelos especialistas.

“Iniciativas como esta fazem parte de um esforço integrado para buscar as melhores soluções e oportunidades para o nosso ecossistema, permitindo que nós, em conjunto com as empresas parceiras e produtores possamos adotar as melhores práticas em busca de sustentabilidade e produtividade”, diz o coordenador de implementação da oferta de valor da Raízen, Bruno Périco.

“Estamos falando de uma grande troca de experiências a partir de uma oferta integrada de valor com foco no desenvolvimento do setor e da cultura de cana como um todo. Por isso, elaboramos a Academia de Produtividade, que já abordou conteúdos sobre manejo de broca da cana, irrigação, entre outros temas, e promoveremos cada vez mais encontros como este”, afirma.

LEIA MAIS > Preço médio do frete por km rodado fechou julho a R$ 7,19, representando baixa de 10% em um ano, aponta Repom

Também participou do evento Bruno Lucas, representante e gerente Comercial Distrital da IHARA, empresa de soluções inovadoras para a proteção de cultivos contra pragas, doenças e plantas daninhas. A companhia, que é parceira de longa data da Raízen, apresentou aos parceiros presentes as melhores soluções dentro do contexto de manejo de pragas.

“É essencial que empresas como a Raízen realizem eventos de manejo agronômico. É muito importante para toda a cadeia que estejam todos preparados para as adversidades naturais, para que decisões rápidas e inteligentes sejam tomadas”, afirma Rodrigo Naime ADM-IHARA. “Fazer parte desse grupo para falar sobre os melhores métodos de combate e prevenção é uma enorme honra”, complementa Marcelo Borsonaro ATV- IHARA.

Atualmente, o Jornada Cultivar oferta cerca de 30 soluções que podem se adequar aos diferentes perfis e necessidades dos produtores, baseado em três grandes pilares com princípios ESG (sigla em inglês para ambiental, social e governança): produtividade, governança e conhecimento compartilhado. Como resultado da safra 2022/23, a Raízen movimentou mais de R$ 343 milhões em produtos no pool de compras, com insumos agrícolas e automotivos, máquinas e implementos.

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
X
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram