JornalCana

João Petroni, um ícone do setor 

João Nicolau Petroni é um ícone do setor sucroenergético no Mato Grosso, onde foi pioneiro.

Mas com enorme pesar, ele faleceu aos 88 anos, em 17 de agosto, em sua residência em Cuiabá.

Diretor-presidente do Grupo Barralcool, João Nicolau presidiu a organização desde sua fundação, em 1980, e deixa um legado de muita luta, fé e perseverança.

Íntegro, honesto e temente a Deus, galgou sua trajetória sempre com muito amor e respeito à sua família e a todos que o cercavam. Altruísta, incessantemente apoiou causas em prol de uma melhor qualidade de vida para todos, sendo um dos responsáveis diretos pela criação da Associação Barralcool de Assistência Social, Projeto Doce Vida, entidade que já assistiu mais de dez mil crianças e adolescentes na cidade de Barra do Bugres (MT).

Na roça

Nascido e criado na roça, em Birigüi (SP), João Nicolau desde muito cedo teve que ajudar os pais na lavoura de café. Essa necessidade o fez abandonar a escola antes de iniciar o segundo ano.

Em 1943, já morando em um sítio na localidade de Murutinga – Distrito de Andradina, a família constrói um pequeno engenho de rapadura.

O menino de 12 anos não poderia imaginar o quanto a experiência de transformar a cana-de-açúcar seria decisiva no futuro dele. Pouco depois, junto do irmão Reinaldo, assume os negócios da família e passam a investir em pecuária.

Em 1969, muda-se para Cuiabá, iniciando suas atividades empresariais em Mato Grosso, com a criação de gado. Sem abandonar a pecuária, viria a se tonar um dos grandes expoentes da região, com a criação da Usina Barralcool e o cultivo da cana-de-açúcar.

Homem íntegro e respeitoso

“Tive a honra de conviver com o Sr. João Petroni por 38 anos e aprendi a reconhecer nele um homem íntegro, respeitoso, com uma capacidade invejável de empreender e liderar.

Jamais se deixou abater por eventuais dificuldades e procurou, e encontrou sempre, solução para os problemas que surgiam. Era um asociativista convicto, fundando o Sindalcool/MT em 1985 e o liderou até 2002.

Será sempre lembrado como um dos maiores líderes industriais de Mato Grosso e no Brasil.”

Jorge Santos, diretor-executivo do Sindalcool/MT

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram