JornalCana

JC: 158 – Renk Zani, uma empresa de peso

Às vésperas de completar 31 anos neste mês de março, a Renk Zanini, empresa do Grupo Biagi, focada no setor sucroalcooleiro, em Cravinhos, interior de São Paulo, está consolidada como empresa de peso. Peso, aliás, é um dos indicadores de seu sucesso: o peso de equipamentos entregues em 2006 foi da ordem de 3.000 toneladas. As exportações tiveram um acréscimo de 210% em 2006, em relação a 2005, principalmente para a América Latina e para o mercado de usinas de açúcar. O diretor-superintendente da Renk Zanini e Sermatec, Marcelo Taparelli, concedeu a seguinte entrevista ao JornalCana:

JornalCana – A Renk Zanini tem registrado um aumento crescente nas vendas nos últimos anos. Em 2006, essa tendência se confirmou? Qual foi o faturamento da empresa e a quantidade de equipamentos vendidos no ano passado?

Marcelo Taparelli – Sim, é verdade. Em 2006 o volume de vendas teve um crescimento de 160% em relação a 2005, mesmo tendo ocorrido uma forte, às vezes predadora, concorrência pelos demais fabricantes.

Dimensionar o faturamento por unidades fornecidas não seria um indicador correto, considerando-se as diferentes soluções de acionamento. Talvez o indicador fosse o peso de equipamentos entregues, que em 2006 esteve na ordem de 3.000 toneladas. As exportações tiveram um acréscimo de 210% em 2006, em relação a 2005, principalmente para a América Latina e no mercado de Usinas de Açúcar.

Quais sãos os principais fornecimentos que a Renk Zanini está realizando, no setor sucroalcooleiro, para a safra 2007/08?

Na Renk Zanini temos exercitado constantemente a filosofia de dar a mesma importância a todos os clientes e amigos.

A Renk Zanini está desenvolvendo novos produtos na área de redutores especiais de velocidades? Existem lançamentos previstos?

Redutores de velocidade especiais são equipamentos que acionam máquinas e na maioria das vezes se adaptam a elas, sendo, portanto, resultados de desenvolvimentos constantes. A preocupação da Renk Zanini com inovação e tecnologia faz parte da atividade diária da empresa.

Quais são os diferenciais de produtos e serviços oferecidos pela empresa? Quais são os fatores principais para o sucesso dos modelos Fleximax, Pentamax e da linha Torqmax®?

Os diferenciais dos produtos e serviços da Renk Zanini se concentram em suas soluções de engenharia, processos de fabricação, tratamento térmico e a preocupação com a qualidade. Um exemplo disso está nas engrenagens de dentes internos dos redutores planetários (Fleximax e Pentamax, para acionamento de moendas), que têm dentes retificados. A Renk Zanini é a única empresa no Brasil que pode oferecer isso.

Por tudo isso os redutores das linhas Torqmax®, Pentamax® e Fleximax® tem mantido um alto grau de qualidade, que fazem deles itens de sucesso na indústria sucroalcooleira.

Quais são as vantagens de uso da tecnologia Torqmax® Master, que possibilita a transformação do acionamento de turbina a vapor para motor elétrico?

A versatilidade do projeto Torqmax® possibilita a sua utilização nos dois casos de acionamento, por turbina ou motor elétrico. Isso traz a vantagem de se iniciar um projeto de acionamento de moenda por turbina a vapor, na primeira fase de implantação da usina, e depois se mudar para motor elétrico, quando da eletrificação da moenda, sem grandes alterações no Torqmax®, que é o acionamento principal da moenda.

Quais são as principais vantagens das moendas de dois rolos, para a extração da cana-de-açúcar, que serão produzidas pela Renk Zanini? Quando esses equipamentos começarão a ser disponibilizados para o mercado?

Esta nova proposta tecnológica de moenda apresenta, entre outras, vantagens como: menor peso do conjunto, menor consumo de energia, consequentemente acionamento motor-redutor menor, menores bases civis para a mesma capacidade de moagem. A Renk Zanini já comercializou quatro unidades, que funcionarão a partir de agosto de 2007 como ternos de secagem de bagaço, a serem instalados após os difusores fornecidos pela Sermatec.

Como estão as vendas da Sermatec em decorrência da expansão do setor sucroalcooleiro? Quais são as novas tecnologias que estão sendo oferecidas pela empresa? Como estão a fabricação e a comercialização de plantas industriais para a produção de biodiesel? Quais são as suas principais características?

As vendas da Sermatec cresceram 500% em 2006 devido à expansão do setor e também devido à confiança do mercado na qualidade de seus produtos. Além da tecnologia de domínio da empresa, para equipamentos de extração do caldo e fabricação de açúcar, e da experiência em fabricação de caldeiras com tecnologia HPB, hoje a mais respeitada no mundo para caldeiras de biomassa como combustível, a empresa vem trabalhando há muito tempo para agregar mais modernidade e mais produtos à suas linhas.

A associação da HPB com a empresa Babcock & Wilcox – USA, para desenvolvimento de caldeiras de alta capacidades, combustíveis trouxe uma injeção de tecnologia e força competitiva à Sermatec, que acaba de conquistar a certificação do selo ASME para produzir na fábrica e no campo o mesmo nível de tecnologia que sua parceira leal, a HPB, produz com desenvolvimento de engenharia.

As exportações da Renk Zanini e da Sermatec têm aumentado? Quais são os produtos mais comercializados para o mercado externo?

Também no exterior, principalmente nas Américas, a Sermatec e a Renk Zanini têm consolidado suas empresas com produtos de qualidade. Caldeiras de vapor de alta pressão (Sermatec) e acionamento Torqmax® (Renk Zanini) têm sido os equipamentos mais procurados.

A expansão do setor sucroalcooleiro tem exigido a realização de investimentos para a ampliação do parque industrial das duas empresas? Existem investimentos já definidos e programados para 2007 e nos próximos anos? Haverá aumento da capacidade de produção?

A necessidade de investimento para atender à demanda atual e à expectativa de demanda futura é um fato que tem merecido toda a nossa atenção. No último ano adquirimos para a Renk Zanini três máquinas importantes para ampliação de nossa capacidade de produção: uma retificadora de dentes internos de engrenagens até 2 metros de diâmetro e um torno vertical com capacidade de atender até 2,5 m de diâmetro, além de dispositivos, pontes rolantes, forno e equipamentos auxiliares.

Além disso estamos em fase final de construção de um novo edifício industrial, de 2.000m2, para aumento da capacidade de fábrica.

Não foi diferente na Sermatec, onde nos últimos 2 anos aumentamos nossa área de produção em 60% e investimos em máquinas de última geração, de corte e conformação de chapas e tubos, de alta produtividade (controle numérico).

Para 2007 já temos novos investimentos planejados e em implementação nas duas empresas, sempre fundamentados na demanda atual e alguma coisa na expectativa de demanda futura. Considerando período de 2 anos, 2006 e 2007, os investimentos nas duas empresas somam aproximadamente R$ 40.000.000,00, com maior volume realizado na Sermatec.

O que está sendo levado em considerado no atual processo de reestruturação da gestão da Renk Zanini e da Sermatec? As duas empresas estão se preparando para uma possível fusão? Quando isto deverá ocorrer?

Renk Zanini e Sermatec trabalham já há algum tempo em plena sinergia, trocando informações, experiências e até mesmo orientando ações e investimentos que possam ser complementares para um melhor posicionamento de ambas no mercado. Algumas áreas afins das duas empresas já têm uma gerência única e mais unificações serão feitas, sempre respeitando-se a cultura de cada empresa e as particularidades de seus produtos e processos produtivos. A fusão das empresas está planejada, sem cronograma definido para se realizar. Tudo será feito de maneira criteriosa e a seu tempo.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram