JornalCana

Japão confirma interesse por álcool brasileiro

Os empresários japoneses confirmaram o interesse pelo álcool brasileiro. Segundo Minoru Murofushi, presidente da Câmara de Comércio Japão-Brasil, companhias do Japão devem convencer o governo a regulamentar regras que estabelecem a mistura de álcool na gasolina, como ocorre no Brasil desde a década de 70.

Murofushi foi um dos palestrantes da X Conferência de Comércio Brasil-Japão, ontem, no Hotel Meliá, em São Paulo. “Companhias japoneses estão fazendo experimentos com álcool para comprovar sua viabilidade econômica e ambiental”, disse. O Japão importa 98% de petróleo. A expectativa é de que o país adote a mistura de até 5% na gasolina e passe para 10% nos próximos anos. Se confirmado, os japoneses deverão consumir 6 bilhões de litros de álcool.

Presidente da Itochu Corporation, trading que atua no Brasil desde 1957, Morufushi informou que sua empresa poderá intermediar as negociações de álcool para o Japão. A companhia Mitsui foi a única que fechou negócios com o Brasil. Em parceria com a Coimex, a empresa vai comprar 500 milhões de litros de álcool a partir do segundo semestre. O volume será entregue em doze meses.

No Brasil, a Mitsui vai montar uma fábrica de desidratação de álcool nas instalações da Usina Costa Pinto, do grupo Cosan. A tecnologia é 100% japonesa e promete ser mais econômica em razão do menor uso de energia.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram