JornalCana

Jank diz que prioridades são abertura de mercado e Imposto

O novo presidente da União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica), Marcos Jank, disse que as prioridades à frente da entidade serão buscar abertura de novos mercados e derrubar barreiras comerciais, principalmente para o etanol, e ainda lutar para equalização da alíquota do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) no mercado interno.

Segundo o executivo, as questões tributárias penalizam o consumo de álcool em algumas regiões nas quais a incidência do ICMS torna o uso do combustível menos vantajoso que o da gasolina. “A agenda interna é poderosa”, disse o presidente da Unica em sua primeira entrevista no cargo, ontem à noite, após o fim do Ethanol Summit.

Jank, confirmado ontem para o comando da Unica, assume oficialmente o cargo no próximo dia 26 de junho, na última reunião do mês do conselho diretor da entidade. Até lá, ele e o agora ex-presidente Eduardo Pereira de Carvalho, farão um período de transição. Jank deixará a presidência do Instituto de Estudos do Comércio e Negociações Internacionais (Icone) a ser assumida pelo atual diretor-geral da entidade, André Nassar. “Agora eu passarei a ser um dos mantenedores do Icone”, disse Jank numa referência ao fato de a Unica ser uma das patrocinadoras do Ícone.

Relacionamento estreito

O novo presidente da Unica lembrou que tem um estreito relacionamento com o setor sucroalcooleiro, pois foi estagiário na Copersucar em 1984, fez sua tese de mestrado sobre o mercado de açúcar da União Européia (UE) e a de doutorado sobre o mesmo tema nos Estados Unidos. Jank foi ainda um dos fomentadores do contencioso vitorioso do açúcar do Brasil contra a União Européia. Já Carvalho afirmou, sem dar detalhes, que “vai entrar na implantação de usinas e na produção de açúcar e de álcool”.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram