JornalCana

Jank defende avanço do etanol no exterior em evento nos EUA

img1232

É fundamental que o esforço em prol do etanol brasileiro no exterior continue, pois depois de muito avanço, a agenda das relações comerciais entre o Brasil e os Estados Unidos (EUA) atualmente trata do etanol em um “segundo estágio,” posterior ao fim da tarifa de importação americana que incidiu sobre o biocombustível brasileiro e expirou no final de 2011. Essa é a opinião de Marcos Jank, presidente da Unica. 

A mensagem foi transmitida em um almoço realizado na terça-feira (27/03) organizado pela Embaixada Brasileira em Washington, nos Estados Unidos, que reuniu 45 pessoas, inclusive lideranças políticas americanas, que de alguma forma participaram do trabalho que levou ao fim da tarifa sobre o etanol brasileiro.

Jank, que já anunciou sua saída da presidência da entidade, foi um dos executivos que lutaram pela abertura do mercado externo para o etanol. “Tarifas de importação sobre etanol impostas por Brasil e Estados Unidos agora são algo do passado. Como líderes na produção e utilização de etanol no mundo, temos o dever de trabalhar juntos pela disseminação do etanol e a eliminação de barreiras tarifárias em nível global. Refiro-me a esforços tecnológicos para ganhos de eficiência, um trabalho conjunto para redução de tarifas que incidem sobre o produto em todo o mundo para que, de fato, o etanol torne-se uma commodity internacional,” afirmou Jank em discurso (em inglês) durante o evento.

O evento reuniu o embaixador do Brasil nos EUA, Mauro Vieira, os deputados americanos Devin Nunes (Republicano da Califórnia), Bobby Rush (Democrata de Illinois) e Steve Cohen (Democrata do Tennessee), além de assessores parlamentares, representantes do setor privado e de importantes instituições como a Câmara de Comércio dos Estados Unidos, o Conselho Empresarial Brasil-EUA, Banco Inter-Americano de Desenvolvimento (BID), o “think-tank” Inter-American Dialogue, o Centro de Estudos Internacionais Estratégicos da Universidade Johns Hopkins (CSIS), O Conselho Internacio nal de Políticas Internacionais para Alimentos e Agricultura e o Instituto Brasil do Woodrow Wilson Center.

O embaixador Mauro Vieira, explicou que o fim da tarifa americana sobre o etanol teve grande importância no contexto das relações entre Brasil e Estados Unidos. O diplomata afirmou que a cooperação energética será uma dos assuntos prioritários durante a visita da Presidente Dilma Rousseff a Washington, marcada para o dia 9 de abril. “Isto estará na pauta,” afirmou.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram