JornalCana

Jalles Machado investe mais de 2 mi na expansão da fertirrigação

A empresa Jalles Machado investiu R$ 2,37 milhões na expansão das áreas de fertirrigação a partir da vinhaça em 5.700 hectares, que se somará com os 10 mil hectares já utilizados. Segundo a empresa, o projeto tem capacidade de retornar todo o capital investido em apenas um ano e meio de funcionamento, devido à economia gerada na aplicação de potássio e nitrogênio. A empresa tem como meta atingir 28 mil hectares com a fertirrigação.

O gestor de projetos e processos, responsável pelo setor de Irrigação da Jalles Machado, Humberto Cardoso, ressalta que expandir a aplicação de vinhaça era uma grande meta do setor agrícola da empresa. “Há alguns anos, era impossível imaginar que a vinhaça chegaria a áreas tão distantes da usina. Mas acreditamos que isso poderia ser realidade e não medimos esforços para concretizar o projeto”, afirmou.

O gerente corporativo agrícola da Jalles Machado, Rogério Bremm, afirma que há alguns anos a vinhaça era considerada um problema, pois, ao ser descartada, causava danos ao meio ambiente, principalmente como agente poluidor de águas. Mas, segundo ele, atualmente, o subproduto da fabricação de etanol tem destinação estratégica nas usinas. “A aplicação de vinhaça no canavial proporciona aumento da produtividade e ainda diminui a utilização de adubos químicos e o uso de água para irrigação”, ressaltou.

O projeto

Na execução do projeto, foram utilizados os mais modernos materiais e equipamentos disponíveis no mercado de RPVC e PVC para a condução da vinhaça. Além disso, a implantação está de acordo com as normas ambientais. Os tanques são revestidos de manta PAD e cercados com tela que impede a entrada de animais nos reservatórios e possuem drenos de gases e caixa de inspeção, para detectar possíveis vazamentos da manta.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram