JornalCana

Já é possível otimizar uma usina em tempo real

Calsoni: atuação on line faz grande diferença
Calsoni: atuação on line faz grande diferença

Se garantir a produtividade e qualidade da cana-de-açúcar é algo extremamente complexo e custoso, já que a área agrícola é altamente dependente de fatores externos, como clima e pragas, o foco volta-se ao conceito de que uma usina, na sua essência, é uma processadora de energia e ART e deve realizar esta transformação com a maior eficácia possível.

Leia mais: Área industrial da Bevap comemora resultados

Neste sentido, um dos principais desafios da indústria é conhecer a melhor forma de operar uma planta sob diferentes condições, tais como: variação da composição da matéria-prima, mudança no mix de produção, disponibilidade de energia, mudanças frequentes dos preços, etc.

Leia mais: Bevap supera dificuldades e obtém elevada eficiência operacional

Este cenário indica que a operação deve se adequar rapidamente à dinâmica do negócio. Isto requer ferramentas, métodos e procedimentos que permitam uma rápida e contínua atuação nos diversos parâmetros operacionais.

Leia mais: Bevap terá R$ 391 milhões do BNDES para investimento

“Num mercado competitivo, com margens de lucro cada vez mais estreitas para as usinas, atuar online, antecipando e ajustando variações no processo, faz grande diferença no resultado econômico-financeiro da atividade”, diz Fernando Cesar Calsoni, gerente da Divisão Industrial da Bevap Bioenergia, de João Pinheiro (MG).

Leia matéria completa clicando aqui.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram