JornalCana

J. Pessoa planeja abrir capital

O Grupo J. Pessoa está se reestruturando para abrir seu capital e está em fase de conclusão de reestruturação da empresa. O grupo criou a Companhia Brasileira de Açúcar e Álcool (CBAA), holding responsável pelo controle das usinas da companhia.

Nesta holding participam sete das nove usinas da companhia, com exceção da Benálcool, de Bento de Abreu (SP), e da Everest, em Penápolis (SP), que não são 100% controladas pelo grupo.

A reestruturação da companhia teve início no ano passado e está sendo organizada pela consultoria KPMG.

Com faturamento de R$ 600 milhões previstos para o ciclo 2006/07, as usinas do grupo deverão processar nesta safra cerca de 7 milhões de toneladas de cana. A produção de açúcar deverá alcançar 400 mil toneladas de açúcar e, a de álcool, 300 milhões de litros. Das 9 usinas, apenas oito estão em operação. A unidade Quissamã (RJ), localizada na cidade do mesmo nome, ainda está desativada.

Se concretizados os planos de abertura de capital, o grupo J. Pessoa vai seguir o mesmo caminho do Grupo Cosan — maior produtor de açúcar e álcool do país. No mercado, outras usinas estão interessadas em fazer o mesmo que o Cosan, casos da Cia. Energética Santa Elisa, de Sertãozinho (SP), e Cia. Vale do Rosário, de Morro Agudo (SP), que anunciaram recentemente a intenção de fazer uma fusão com outras seis usinas sócias da Crystalsev para a criação de uma nova empresa e abertura de capital no futuro.

Fundado em 1980, o grupo J. Pessoa adquiriu sua primeira usina em 1987. Ao lado do Cosan, o grupo J. Pessoa intensificou seu apetite por aquisições a partir de 2000.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram