fbpx

Itaú BBA: 45 usinas precisam passar por fusão ou aquisição

Ainda em dificuldades, o setor sucroalcooleiro encerrou a safra 2012/13 com 45 usinas, responsáveis pelo processamento de cerca de 10,5% da safra da região Centro-Sul do País, que precisam ´passar por algum tipo de fusão ou aquisição´. A avaliação é do diretor Comercial para Açúcar e Etanol do Itaú BBA, Alexandre Enrico Figliolino.

De acordo com levantamento apresentado pelo executivo, que participa nesta terça-feira, 16, de evento da Canaplan consultoria, em Ribeirão Preto (SP), outras 45 usinas, com representatividade de 18% na moagem da região, necessitam de algum tipo de recuperação; 43 (35%) têm endividamento adequado e 14 indústrias (36,5%) apresentam pleno acesso ao capital.

´A tendência de as empresas irem se avermelhando é inexorável´, afirmou Figliolino, referindo-se às dificuldades enfrentadas pelo setor. Segundo ele, o crescimento na produção de açúcar e etanol no Brasil será por meio da ampliação de usinas, nos chamados projetos brownfields, em detrimento da construção de novas unidades, nos greenfields.

Ainda de acordo com o executivo do Itaú BBA – cuja carteira de clientes reúne 68 grupos sucroalcooleiros -, a rentabilidade com as operações de açúcar VHP (bruto, de alta polarização) deve ser negativa em 3% na safra 2013/14. De acordo com ele, os preços da commodity estão abaixo do custo operacional das usinas. ´É tempo de sobreviver. De investir, nem pensar´, concluiu.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Comentários
Carregando...
X