JornalCana

Itapecuru mostra como obter rendimento fermentativo médio de 92% ao longo de toda a safra

Teresa Viana Vieira, da MSBio
Teresa Viana Vieira, da MSBio

No Curso de Processos e Fermentação realizado pela Sinatub, nesta quinta-feira (22/10), em Ribeirão Preto (SP), usinas brasileiras e especialistas apresentaram cases e inovações para melhoria de eficiência na produção industrial.

A Itapecuru Bioenergia mostrou como conseguiu, dando uma atenção especial às leveduras e com medidas básicas de desinfecção, obter um rendimento médio de 92% ao longo de toda a safra, mesmo enfrentando severa restrições de matéria prima e altas temperaturas nas dornas de fermentação.

Com a consultoria da MSBIO, a Itapecuru adotou medidas consideradas simples e que não requerem investimentos em equipamentos ou produtos, como iniciar a safra com levedura de alta produtividade, transformar a melhor levedura do processo de rugosa em lisa e reinjetá-la periodicamente no processo, além da adoção de treinamento e integração das equipes e procedimentos de desinfecção implementados em todo o processo de produção, incluindo combate a bactérias e leveduras selvagens na moenda.

Representando Nelson Ferreira, gerente industrial da Itapecuru Bioenergia, a diretora técnica da MSBIO, Teresa Viana, destacou que a destilaria enfrenta a mesma realidade enfrentada pela maioria das usinas que, devido às altas temperaturas no processo e nas dornas de fermentação, têm seu rendimento fermentativo reduzido em até 4% por conta do estressamento das leveduras presentes no processo que transformam-se em rugosas.

Superar este desafio foi principal fator de ganho na Itapecuru: “manter na fermentação a safra toda leveduras predominantemente LISAS e produtivas, implicou em maior produção de etanol com a mesma quantidade de matéria-prima e redução nos custos com dispersantes e antiespumantes”, apresentou Teresa.

“O aumento médio de 2,61% no Rendimento Fermentativo em relação à safra passada permitiu uma produção extra de 2.498.000 litros de etanol, o que representou uma receita adicional de cerca de R$ 3,5 milhões nesta safra, E este resultado com uma moagem de apenas 442.ooo toneladas de cana!”, finalizou.

Além do case da Itapecuru, o Curso de Processos e Fermentação da Sinatub apresentou cases da BP Biocombustíveis, São Martinho, Tonon, Nardini e Pitangueiras, além de palestras técnicas dos especialistas Henrique Amorim, da Fermentec; Jaime Finguerut, do CTC; e Teresa Cristina, da MSBIO.

O Painel de encerramento contou com a participação de representantes de usinas e grupos produtores apresentando a “Visão dos Executivos e Gestores de Usinas sobre Processos e Fermentação”.

O evento foi gravado em vídeo e será disponibilizado como Curso à Distância, para que os profissionais das usinas que não puderam estar presente tenham acesso ao valioso conteúdo das palestras/aulas.

Maiores informações com Josias Messias: 16 3512.4300 e josiasmessias@procana.com.br

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram