JornalCana

Itamaraty põe Azevedo em função negociadora

O ministro Roberto Azevedo será o novo chefe do Departamento Econômico do Itamaraty, órgão chave na preparação do país para a Rodada Doha da Organização Mundial de Comércio (OMC).

A nomeação de Azevedo completará a mudança no quadro de negociadores comerciais do Itamaraty. Ele substituirá Piragibe Tarrago, que vai para Nova York como embaixador alterno junto a Organização das Nações Unidas (ONU). Por sua vez, Clodoaldo Hugueney, novo embaixador em Genebra, será substituído na subsecretaria de assuntos econômicos por Pedro Luiz Carneiro Mendonça, que até então era o chefe da assessoria parlamentar do Itamaraty.

Azevedo será um dos principais negociadores comerciais do país. Ele chefiava a divisão de contenciosos do Itamaraty e esteve na condução das grandes disputas comerciais abertas pelo país recentemente, com vitórias contra o Canadá no conflito Embraer-Bombardier, contra os EUA no caso do algodão, contra a União Européia na briga do açúcar, entre outras.

Após ter feito o convite a Azevedo, o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, viajou ontem para o Paquistão, onde presidirá a reunião ministerial do G-20, grupo liderado pelo Brasil para a negociação agrícola na OMC. Também está confirmada a reunião ministerial do G-4 (Brasil, Estados Unidos, União Européia e Índia) nos dias 22 e 23 deste mês em Paris.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram