JornalCana

Itamarati inicia processo de implantação da ISO 22000

O processo de implementação da ISO 22000 na Usinas Itamarati foi lançado oficialmente em fevereiro deste ano. Na ocasião, o diretor presidente da UISA, Sylvio Nóbrega Coutinho, e a gerente de Qualidade, Sorleti Oliveira, enfatizaram a importância do envolvimento de todos os trabalhadores, diretos e terceirizados, na busca pela certificação.

A ISO 22000 é um sistema de gestão de segurança na cadeia produtiva de alimentos, auxiliando as organizações no gerenciamento de processos e estabelecendo uma comunicação interativa em toda a cadeia alimentar. A norma dá ênfase especial à comunicação em todo o sistema de gestão envolvendo uma abordagem sistemática e proativa na identificação dos perigos de segurança alimentar.

Segundo o diretor presidente Sylvio Nóbrega Coutinho, a Certificação em Sistema de Gestão de Segurança de Alimentos – ISO 22000:2005 está em consonância com os valores da Usinas Itamarati. “A certificação vem reforçar a transparência das atividades da empresa e sua preocupação em oferecer produtos de qualidade a seus clientes e consumidores”.

Coutinho enfatiza que, através deste trabalho, os riscos de falhas são minimizados por meio do controle efetivo dos processos internos.

Desde o ano passado, a Usinas Itamarati tem contado com o suporte da empresa de consultoria All Quality, que tem auditado todos os setores para analisar as necessidades de adequação.

Os treinamentos para a formação de multiplicadores em BPF (Boas Práticas de Fabricação) – seguindo as normas específicas da ISO 22000 – tiveram início no final de março. Os trabalhadores da Indústria e da Unidade de Empacotamento Assari já passaram pelos treinamentos.

A Usinas Itamarati foi a primeira empresa do setor sucroenergético no mundo a ser certificada pela ISO 9001:2000. Hoje a empresa já detém a ISO 9001:2008 e a ISO 14001.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram