JornalCana

Italianos conhecem polo de biocombustível

Um grupo de 15 estudantes de engenharia mecânica e engenharia química do Instituto Politécnico de Turim – um dos maiores centros automotivos do mundo e sede da Fiat – iniciou uma viagem ao Norte de Minas, para conhecer de perto a tecnologia de produção de biocombustíveis. Em Montes Claros e Janaúba, eles receberam informações sobre pesquisas e conheceram o cultivo de variedades de oleaginosas.

Hoje e amanhã, visitam o Projeto Jaíba, onde há produção de cana-de-açúcar e álcool. Na quinta-feira, vão visitar a usina de biodiesel da Petrobras em Montes Claros. A viagem integra as ações do programa de intercâmbio Jovens Mineiros, Cidadãos do mundo, patrocinado pelo governo de Minas.

Primeiro, 45 estudantes de design da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) e da Universidade do Vale do Rio Doce (Univale), de Governador Valadares, fizeram uma viagem a Turim, no ano passado. Agora, os jovens italianos vieram a Minas, onde vão permanecer durante um mês. Eles participam de um curso sobre o uso da biomassa para a produção de biocombustíveis, conhecendo espécies de oleaginosas como o pinhão manso, a mamona, o girassol e o coco macaúba, além da cana de açúcar. Depois da viagem ao Norte do estado, a caravana vai participar do último módulo do curso na Universidade Federal de Viçosa.

“A visita teve início no Norte de Minas por ser polo importante da produção de biocombustíveis e onde têm a oportunidade de conhecer as pesquisas da Empresa de Pesquisa do Estadode Minas Gerais (Epamig) e todas as etapas do processo”, diz o subsecretário de Estado de Assuntos Internacionais, Luiz Antonio Athayde. Na contramão da troca de experiências, Athayde destaca a importância do intercâmbio para os alunos mineiros. “Buscamos uma interlocução com o Instituto Politécnico de Turim, que tem cerca de 35 mil alunos, dos quais 5 mil de diferentes países”, observa.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram