JornalCana

Itaipu apóia projeto de biogás

A usina hidrelétrica de Itaipu vai ajudar a desenvolver projeto de geração de energia à base de biogás. Segundo a Itaipu Binacional, a partir do aproveitamento de resíduos de aves e suínos para a geração de energia, os produtores rurais de 29 municípios da região oeste do Paraná poderão ter uma nova fonte de renda, além de ajudar a proteger a saúde humana, animal e o meio ambiente.

A Itaipu Binacional informou que assinou ontem, juntamente com a Fundação Parque Tecnológico Itaipu (PTI), convênio com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para implantação de um projeto de geração de energia proveniente da avicultura e da suinocultura dessa região do Paraná, que forma a Bacia do Paraná III.

Estima-se que a região tenha um rebanho de 1,2 milhão de suínos e 15 milhões de aves, cujos dejetos são lançados em córregos e riachos que deságuam diretamente no reservatório de Itaipu. A suinocultura sozinha tem potencial de gerar 36 MW, o equivalente à produção de uma Pequena Central Hidrelétrica (PCH).

Com o uso de biodigestores, os dejetos de aves e suínos vão se transformar em biogás e em biofertilizante, para ser aplicado nas lavouras. A energia gerada será utilizada para atender as propriedades rurais, como o funcionamento de motores elétricos, aquecedores de água, geladeiras, etc.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram