Mercado

ISSCT Agronmy Workshop promove Dia de Campo na UAG

Cientistas, pesquisadores, professores e técnicos do setor canavieiro do Brasil, EUA, Argentina, Austrália, África do Sul, Japão, França, Senegal, Sudão, Ilhas Maurício, Índia, Tailândia, entre outros países, participaram do VIII ISSCT Agronmy Workshop, evento realizado em maio deste ano, em Uberlândia, MG.

O grupo conheceu trabalhos científicos apresentados em cinco sessões, que abordaram toda a cadeia produtiva da cana-de-açúcar. Um dos temas destacou a produção canavieira em consorciação com beterraba açucareira cultivada na entrelinha da cana, além da importância do uso de leguminosas na reforma do canavial.

A programação do evento contemplou um Dia de Campo, realizado na Usina Guairá (UAG), como complemento das apresentações teórica e científica. Mais de 150 congressistas conheceram o sistema de produção de cana adotado pela unidade, tiveram acesso aos resultados operacionais e ouviram um resumo sobre as principais operações agrícolas.

A equipe do ISSCT montou cinco estações de campo, numa área de cinco hectares da usina, para que os participantes pudessem acompanhar as operações agrícolas. Na Estação I foram demonstrados os preparos de solo, o plantio direto da cana e da soja sobre a palha, além do manejo da adubação.

Na Estação II foi apresentado o plantio mecânico de gema em pequenos toletes (sistema Plene). A demonstração foi concorrida por se tratar de um sistema revolucionário de plantio adotado pela Guaíra, que realiza pesquisas nesta área, em parceria com a Syngenta.

Na Estação III o grupo conheceu o cultivo e os tratos culturais da soqueira. A equipe demonstrou o funcionamento dos equipamentos de aplicação de vinhaça, cinzas e torta de filtro. Os participantes conheceram a substituição da adubação mineral pela orgânica.

Na Estação IV o foco da discussão foi a Agricultura de Precisão, tecnologia aplicada de forma pioneira pela Guaíra. Equipamentos de última geração foram apresentados, entre eles o piloto automático (RTK), além da aplicação de insumos (fosfatagem e silicatagem) em taxa variável. O trator guiado por satélite foi uma das principais atrações.

Na Estação V foram apresentadas as vantagens da colheita mecanizada crua. A usina reservou uma área onde colhedoras de cana realizaram manobras para demonstração do corte mecanizado. A Guaíra possui 100% da colheita realizada mecanicamente e crua. O grupo também recebeu informações sobre o desenvolvimento da cana e a qualidade da matéria-prima.

Banner Revistas Mobile