JornalCana

ISO divulga projeções da oferta mundial de açúcar na safra 2002/03

As projeções da Organização Mundial de Açúcar (ISO, sigla em inglês) para a produção mundial de açúcar da safra 2002/03 são de 139,90 milhões de toneladas, cerca de 4 milhões de toneladas acima do ciclo 2001/02. A estimativa do consumo no mesmo período, de acordo com as agências internacionais, baseadas nas informações da ISO, ficou em 136,14 milhões de toneladas, o que proporciona um superávit de 3,76 milhões de toneladas.

A oferta de açúcar da China poderá exceder as previsões do governo daquele país, de 9,52 milhões de toneladas. Na Tailândia, a expectativa também é produção alta, com uma colheita de 65 milhões de toneladas de cana-de-açúcar.

Para a nova safra, a 2003/04, as estimativas preliminares apontam para uma redução da oferta da União Européia. Clima desfavorável pode comprometer a safra da Austrália, enquanto os estoques excedentes podem aumentar a oferta na Índia e Paquistão.

No Brasil, os analistas projetam uma produção maior de álcool em detrimento da oferta de açúcar. O país produziu cerca de 22,5 milhões de toneladas de açúcar e pode reduzir a safra em 7,8% somente no Centro-Sul.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram