JornalCana

ISO aposta em Brasil para ampliar oferta de açúcar até 2020

O mundo precisará de mais 28 milhões de toneladas de açúcar até 2020, em razão do crescimento na demanda da Ásia, prevê Leonardo Bichara Rocha, economista sênior da Organização Internacional de Açúcar (ISO, na sigla em inglês).

Segundo ele, o Brasil tem condições de dar a maior contribuição e elevar a produção em 8 milhões de toneladas no período (para 46 milhões de toneladas), enquanto a Índia pode contribuir com mais 2,5 milhões de toneladas (para 30 milhões de toneladas).

Ainda assim, para atender ao crescimento da demanda, a produção global ainda necessitará de mais 17,5 milhões de toneladas, que terão de vir de outras regiões, como a África, ou outros países da América Latina.

No Brasil, metade do crescimento previsto deve vir da expansão das usinas já existentes. Para Rocha, é possível obter investimentos para a construção de mais usinas de forma a atingir o avanço estimado, que representa taxa de expansão menor do que a registrada nos últimos anos.

Para ele, a desvalorização cambial pode contribuir para melhorar a produtividade no País. “O Brasil é o país com mais habilidade para melhorar as exportações”, afirmou. Segundo Rocha, a União Europeia está limitada pelo regime de subsídios, o que implica restrições da Organização Mundial do Comércio (OMC).

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram