JornalCana

Iraque e retração industrial derrubam mercados

Num mercado já abalado pelas perspectivas de que a guerra no Iraque dure meses e a queda na atividade industrial na região de Chicago, derrubou ainda mais as principais bolsas do mundo.

“Basicamente houve duas questões: a guerra do Iraque vai durar mais do que se previa e o índice de Chicago desapontou. Isso criou mais preocupações sobre a economia”, disse o estrategista-chefe da Victory Capital Management, Rich Nash.

O fato de que ontem foi o último dia do primeiro trimestre também contribuiu para o enfraquecimento das bolsas, pois nas próximas semanas as empresas vão começar a divulgar seus resultados referentes aos três primeiros meses do ano e as expectativas são de que eles não sejam bons.

Em Nova York, foi o quarto pregão seguido de perdas. O índice Dow Jones recuou 1,89% e o Nasdaq, 2,08%.

No outro lado do Atlântico, as perdas também foram grandes: em Londres, de 2,57%; Paris, 4,19%; Frankfurt, 3,85%; Milão, 2,98%; Madri, 2,63%, e Lisboa, 1,31%.

Segundo o analista Anais Faraj, da Nomura Securities em Londres, o andamento da guerra vai continuar a determinar o comportamento dos mercados, mas os fundamentos da economia não podem ser ignorados.

“O destaque da semana será a divulgação dos dados do desemprego nos Estados Unidos, na sexta-feira. Um segundo informe negativo poderia ressuscitar os comentários sobre o risco de uma volta da recessão nos Estados Unidos, sugerindo que poderemos ter uma reconstrução séria pela frente, uma vez que esse conflito tenha terminado.”

A Associação dos Gerentes de Compras de Chicago informou ontem que o índice de atividade industrial na região do Meio-Oeste caiu para 48,4 pontos em março, de 54,9 em fevereiro. Trata-se da primeira queda em 5 meses.

A queda foi mais acentuada do que a projetada pelos economistas, que previam recuo para 50. Pelos critérios da pesquisa, um índice acima de 50 indica expansão das atividades, enquanto abaixo desse número, retração. “Esse resultado foi decepcionante”, lamentou Dana Johnson, chefe de pesquisas do Banc One Capital Markets.

O índice regional de Chicago é uma referência para o dado nacional, que será divulgado hoje.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram