JornalCana

Irã anuncia enriquecimento de urânio em escala industrial

O presidente iraniano, Mahmud Ahmadinejad, anunciou ontem que o Irã começou a produzir combustível nuclear em escala industrial e atingiu uma fase que ele qualificou como um “programa irreversível” que seu país tem o direito de seguir. Funcionários iranianos disseram que 3 mil centrífugas começaram a operar na central de enriquecimento de urânio em Natanz – um número dez vezes maior que o conhecido -, em desafio às exigências da ONU.

O anúncio de Ahmadinejad foi feito um ano após ele ter declarado que os engenheiros nucleares do Irã tinham, por meio de testes em laboratório, conseguido enriquecer urânio em um nível necessário para suas usinas de energia nuclear. Desde então, a comunidade internacional vem tentando forçar o Irã a suspender seu programa de enriquecimento de urânio temendo que o país possa produzir uma bomba atômica. O Irã – o quarto maior exportador de petróleo – assegura que busca produzir energia para suprir suas necessidades e poder exportar mais gás e petróleo. Especialistas acham que com as 3 mil centrífugas em operação, o Irã terá combustível suficiente para uma bomba em três anos ou mesmo em um ano.

“Tenho o orgulho de anunciar que hoje o Irã está entre os países que produzem combustível em escala industrial”, disse Ahmadinejad em uma cerimônia em Natanz. Ele não esclareceu quantas centrífugas estavam em funcionamento nem em que nível o urânio estava sendo enriquecido. Questionado sobre se o Irã havia injetado gás de urânio nas 3 mil centrífugas de Natanz, o principal negociador nuclear do Irã, Ali Larijani, respondeu apenas que “sim”, sem dar detalhes.

Em meados de fevereiro, o Irã anunciou à Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) que as duas primeiras séries (cascatas) de 164 centrífugas cada uma estavam prontas para entrar em funcionamento e o país estava instalando outras duas, com o objetivo de chegar, em maio, a 3 mil centrífugas – o número considerado mínimo para se obter urânio em escala industrial. A central de Natanz tem capacidade para abrigar 54 mil centrífugas. O Brasil tem pouco mais de 600 centrífugas, porém, o programa nuclear brasileiro é muito mais moderno que o do Irã, que teria sido obtido da Coréia do Norte e do Paquistão.

No processo de enriquecimento de urânio, o gás hexafluoreto de urânio (UF6) é injetado nas centrífugas e passa por um processo que aumenta sua concentração. Para energia elétrica, o urânio é enriquecido entre 3% e 5% e para uma bomba, 95%.

Os EUA e a Grã-Bretanha manifestaram preocupação com o anúncio de Ahmadinejad. Washington disse que era mais um sinal de desafio à comunidade internacional, já que o Conselho de Segurança da ONU exigiu em três resoluções que o Irã suspendesse suas atividades de enriquecimento de urânio. Em março, o Conselho aprovou sanções adicionais ao Irã e deu um prazo até o fim de maio para Teerã suspender seu programa, advertindo que iria ampliar gradualmente a punição. Apesar das sanções, o general Mohamad Baqer Zolqadr, que está na lista de restrições de viagem, voltou ontem de uma visita à Rússia, indicando a falta de efetividade da proibição.

Larijani advertiu ontem que se a ONU impuser mais sanções, o Irã vai reconsiderar sua cooperação com a AIEA sob o Tratado de Não-Proliferação Nuclear. Ele reiterou que o Irã está aberto a negociações com o Ocidente e está disposto a oferecer garantias de que seu programa tem fins pacíficos. Mas disse que o Ocidente precisa aceitar que o programa nuclear do Irã é um fato, rejeitando a suspensão do enriquecimento como uma precondição para as conversações. REUTERS, AP E NYT

URÂNIO VIRA ENERGIA

Extração: O urânio é extraído do minério, purificado e concentrado na forma de um sal, o yellowcake

Transformação: O yellowcake é transformado em gás hexafluoreto de urânio (UF6)

Enriquecimento: O gás é injetado nas centrífugas para aumentar sua concentração

Urânio em pó: O gás é transformado em pó e depois em pastilhas. Acondicionadas em varetas metálicas, elas são o combustível para as usinas nucleares

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram