JornalCana

Ipea divulga estudo sobre setor elétrico

O Instituto de Pesquisa Econômica aplicada (Ipea) apresenta, nesta quinta-feira, 20, em São Paulo, o Comunicado do Ipea n° 51: Setor elétrico: desafios e oportunidades. Parte da série Eixos do Desenvolvimento Brasileiro, o estudo trata da instituição de novo marco regulatório para o setor na década de 1990 e das conseqüências da mudança.

Apesar do marco, cujo foco principal era o de atrair investidores privados e melhorar o desempenho econômico-financeiro, a crise do racionamento gerou dúvidas quanto aos benefícios gerados. O texto traz uma avaliação sobre a confiabilidade do suprimento elétrico e a competitividade do parque industrial brasileiro, especialmente seu segmento intensivo em energia.

Série

O estudo faz parte de um conjunto amplo de estudos sobre o que tem sido chamado, dentro da instituição, de Eixos do Desenvolvimento Brasileiro: Inserção internacional soberana; Macroeconomia para o pleno emprego; Fortalecimento do Estado, das instituições e da Democracia; Infraestrutura e logística de base; Estrutura produtivo-tecnológica avançada e regionalmente articulada; Proteção social e geração de oportunidades; e Sustentabilidade ambiental.

Ao todo, a coleção terá dez livros, cujos capítulos deram origem aos comunicados desta série. Estiveram envolvidas no esforço de produção dos textos cerca 230 pessoas, 113 do próprio Ipea e outras pertencentes a mais de 50 diferentes instituições, entre universidades, centros de pesquisa e órgãos de governo, entre outras.

Dentro da série, ainda serão divulgados comunicados sobre ferrovias, setor elétrico, transporte aéreo, rodovias, biocombustíveis, telecomunicações e petróleo e gás e experiências latino-americanas. Cada capítulo dará origem a um comunicado do Ipea, que tem por objetivo antecipar estudos e pesquisas mais amplas conduzidas no Ipea, como é o caso da obra completa, que terá dez volumes e cerca de 9 mil páginas. O livro sobre infraestrutura econômica terá cerca de 700 páginas.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram