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Investir num país distante e desconhecido

Comparada à Índia, a América Latina está à frente da curva de desenvolvimento e pode alavancar esses pontos no mercado de consumo indiano em ascensão. Algumas oportunidades específicas incluem cosméticos, frigoríficos, móveis, varejo, energia hidrelétrica, gerenciamento de estradas e indústria de processamento de alimentos, entre outros. Todas essas oportunidades envolvem investimento, alguns de alto volume. E vale lembrar o receio de investir numa Índia desconhecida e geograficamente distante. As empresas no Brasil que poderiam se beneficiar dessas oportunidades são as Casas Bahia, Marabrás, Andrade Gutierrez, Odebrecht, Itautec, Cutrale, Vigor, Sadia e Perdigão, entre outras.

Outro tema é que fatores únicos possibilitaram o surgimento de empresas líderes de tecnologia específicas para a América Latina e Índia. Negócios puderam ser criados em torno dessas lideranças tecnológicas e são aplicáveis a! um consumidor de perfil similar. Oportunidades específicas são etanol, carro flex, agricultura biotecnológica e a aviação civil (exemplos no caso do Brasil), enquanto satélites comerciais, produtos automotivos de custo baixo e pesquisa de indústria farmacêutica o são para a Índia. Como desafios, a habilidade de alinhar o know-how específico com as necessidades dos negócios e restrições regulatórias. Por exemplo, enquanto a tecnologia brasileira do etanol é superior, os investimentos para a produção de etanol necessários para se adotar a produção em larga escala necessitam de mudanças regulatórias por parte do governo e da criação de infraestrutura.

As empresas que podem se beneficiar desses temas de negócios no Brasil e na Índia são Embraer, Dedini, Embrapa, Bajaj, TVS, Biocon, ISRO e Tata Nano.

Com relação a alavancar a curva de escala (matéria-prima sintética), a Índia/Ásia tem um grande mercado doméstico e, portanto, maiores estruturas de produção. À medida que! o crescimento continua e a logística se torna eficiente, o crescente livre mercado fará com que o material sintético produzido na Ásia seja competitivo na América Latina. Como oportunidades específicas, a fibra sintética, fibra de viscose, novelo acrílico, medicamentos a granel e produtos petroquímicos. Porém, taxas de importação e frete podem fazer com que estas oportunidades sejam difíceis num futuro próximo. E a verdadeira concorrência será com as empresas americanas e asiáticas.

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