JornalCana

“Investimentos em etanol diminuirão consumo da gasolina”, diz Mantega

O governo está apresentando medidas que vão possibilitar que o setor tenha melhor condição para ampliar seus investimentos e expandir a produção. Com esse tom, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou o pacote de incentivos ao segmento sucroenergético essa semana, e garantiu que a medida ajudará a diminuir o consumo de gasolina. “O Brasil é hoje o principal produtor de açúcar do mundo e o segundo maior produtor de etanol. Mas mesmo sendo o segundo maior produtor de etanol do mundo precisamos ampliar nossos investimentos de etanol para melhorar a mistura para diminuir poluentes e o consumo da gasolina, além de substituir uma parte do consumo da gasolina”, revelou.

Segundo ele, a mudança de percentual de anidro na gasolina, anunciada há três meses atrás, e que se concretizar a partir de 1º de maio, de 20 para 25%, só foi possível porque o segmento investiu nos canaviais. “Temos condições de fazer isso porque a área plantada de cana se expandiu a uma taxa de 8% a 10% e a safra 2012/2013 é muito boa e deverá ter uma expansão de mais de 10%. Com isso teremos etanol suficiente para viabilizar o aumento da mistura”.

img6335

Band – UOL

O ministro de Minas e Energia afirmou que as medidas consolidam o setor de etanol e a produção de cana se eleva em consequência da produção de etanol. “O setor deverá produzir nessa safra cerca de 28 bilhões de litros, contra 23 bilhões de litros de etanol anterior”, enfatizou.

Segundo ele, as medidas agradaram o segmento sucroenergético. “Tivemos uma reuniao com produtores e Unica, que sairam satisfeitos com medidas articuladas pelo governo”, disse.

A presidente da Unica, Elizabeth Farina, enfatizou durante o anúncio do governo, que o setor recebeu o anúncio de maneira positiva, mas que não resolverá completamente os problemas do setor. “Entendemos que essas são as medidas possíveis e que estão na direção correta e ajudarão na recuperação da competitividade do etanol no Brasil. Elas aliviam a pressão econômica forte que muitas usinas, ou a maioria enfrentam nesse momento. Claro que não são medidas que venham resolver o setor de etanol por si só, não podíamos esperar isso mas a desoneração do PIS e Confins melhora a competitividade do etanol”, completou.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram