JornalCana

Investimento no campo será compensador em 2012, diz SNA

A Sociedade Nacional de Agricultura (SNA) prevê um 2012 positivo para o campo no Brasil já que a entidade acredita que o país vai colher a maior safra de sua história. O diretor técnico da SNA, Fernando Pimentel, acredita que terão bons resultados as culturas da soja, milho (verão e inverno), algodão, cana, café e laranja, porque apresentaram um bom resultado em 2011, salvo questões pontuais em relação ao clima. Na avaliação geral da SNA, o balanço de 2011 foi bastante positivo para a agricultura e suas cadeias.

“Neste momento de crise global, não existe melhor segmento de negócio para se investir do que a agricultura. Os produtores lidam com bens essenciais, cuja demanda segue aquecida, uma vez que o estoque mundial é relativamente baixo para a maioria das commodities”, explica Pimentel.

Ele acrescenta que é importante separar um pouco o produtor dos intermediários do agronegócio, como cooperativas, empresas de insumos, trading de commodities. Esses agentes, de acordo com Pimentel, estão mais expostos à crise seja pela volatilidade das commodities ou do câmbio, pois a gestão de risco dos intermediadores de negócios é mais complexa que a dos produtores rurais.

“Já completamos cinco safras sem grandes problemas climáticos e os produtores, de maneira geral, vêm se capitalizando e passaram incólumes pela crise de 2008, e seguem crescendo a produtividade com o investimento em tecnologia e expansão de área”, analisa Pimentel.

Valor bruto

O valor bruto da produção agrícola já bateu recorde em 2011, atingindo R$ 205,8 bi, número 11,7% maior que o de 2010. Ainda assim a crise internacional deverá dar sinais mais fortes no segundo trimestre de 2012, sobretudo no crédito de exportação que já se mostra mais restrito. “Mas apesar das incertezas globais, o agronegócio brasileiro segue como um dos focos de investimentos de curto e longo prazos e é uma das opções para o capital europeu e americano que busca alternativas de investimento em segmentos e países mais sustentáveis”, afirma.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram