JornalCana

Investimento chinês é pra valer, afirma executivo de banco

Os estimados R$ 53 bilhões de recursos chineses para investimentos no Brasil, como anunciados nesta semana durante visita de comitiva do governo da China ao Brasil, são pra valer. 

A afirmação foi feita ao portal JornalCana nesta quinta-feira (20/05), em São Paulo, por executivo de um banco japonês de atacado que está entrando no setor sucroenergético.

Li Keqiang, primeiro-ministro da China em visita ontem ao Metro-Rio: dinheiro para valer
Li Keqiang, primeiro-ministro da China em visita ontem ao Metro-Rio: dinheiro para valer

Conforme esse executivo, que pediu para não ser identificado, a China tem recursos financeiros de sobra e elege o Brasil para escapar de qualquer possível retaliação futura do governo dos Estados Unidos. Explica-se: a soja embarcada pelo Brasil rumo à China passa necessariamente pelo Canal do Panamá, administrado, por sua vez, pelo governo dos EUA.

Com a projetada ferrovia que sairia do Brasil e chegaria ao Peru, com saída direta pelo Oceano Pacífico, reduzindo custos com logística e com possíveis ameaças americanas.

No mais, segundo o executivo do banco japonês, a China tem dinheiro para financiar um empreendimento como a ferrovia. O pagamento desse dinheiro poderia ser em troca de composição societária ou, a exemplo do que os chineses já fazem com produtores de soja, cobram o valor do empréstimo em grãos.

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram