JornalCana

Investidores criam a Clean Energy Brazil para investir em álcool

A Clean Energy Brazil Plc (CEB), empresa de investimentos criada com o propósito de oferecer aos investidores a opção de entrar no mercado de álcool e açúcar no Brasil, captou cerca de R$ 400 milhões no (Alternative Investment Market), da London Stock Exchange. O IPO foi realizado na bolsa de valores de Londres no dia 18 de dezembro, gerando uma captação de 100 milhões de libras.

As energias renováveis, como o etanol, são uma tendência mundial, tanto por conta de fatores econômicos como ambientais. Tendo em vista o alto potencial da agricultura de cana no Brasil a produção de álcool e açúcar no País é um nicho excelente para os investidores. Por enquanto, só existe uma única usina com capital aberto e embora essa seja uma tendência (outras quatro companhias já anunciaram o IPO), para o investidor que está longe do negócio e quer diluir o risco, uma empresa especializada na área pode ser uma boa opção.

Essa é a premissa que deu origem à CEB. Para completar a fórmula, a empresa terá como “advisor” a Temple Capital Partners, consultoria criada exclusivamente para essa finalidade e que conta com a participação da Czarnikow (líder mundial de serviços para o mercado de açúcar) da Agropecuária Orlando Prado Diniz Junqueira – AGROP (empresa de consultoria e serviços na especializada área agrícola) e Numis Corporation (banco de investimentos com forte atuação na área de estruturação financeira).

“Um dos diferenciais é que o know-how combinado na composição da Temple Capital Partners, que será a gestora executiva da CEB, além de garantir uma seleção de alto nível, apoiará as empresas que receberão os recursos de forma a otimizar os resultados”, explica Antonio Monteiro de Castro, presidente do conselho da CEB. A equipe de consultores contará, no Brasil, com 40 especialistas que compõem os quadros funcionais das empresas envolvidas.

A Czarnikow, fundada em 1861, é hoje a líder mundial de serviços para o mercado de açúcar, com 11 escritórios que prestam serviços para agricultores, usinas e compradores. No Brasil presta serviços de consultoria, fusões e aquisições, pesquisa de mercado e gerenciamento de risco, além de facilitação comercial para exportação e financiamento. A AGROP, de propriedade de Marcelo Schunn Diniz Junqueira (empresário tradicional no setor sucroalcooleiro e reconhecido expert em análise e comercialização de créditos de carbono), presta serviços de consultoria em agronomia e serviços de operação agrícola e industrial. A Numis Corporation é um banco de investimentos independente, com sede em Londres, que dispõe de um setor específico voltado ao desenvolvimento de oportunidades de negócios nas áreas de energias renováveis e redução de emissão de gases (créditos de carbono).

No Conselho da própria CEB seis diretores não executivos fazem parte, presidido por Antonio Monteiro de Castro, que acumula funções de COO (Chief Operation Officer) na BAT e é diretor da Fundação Getúlio Vargas. Os demais diretores são: Michael Aldwyn (diretor da Merrill Lynch na América Latina), Richard Jewson, Marcelo Junqueira, Tim Walker, Philip Scales, todos com ampla experiência no mercado corporativo e de capitais.

Com o recurso do IPO a Clean Energy Brazil pretende investir em pelo menos quatro negócios, sendo que um deles já está com contrato de intenções assinado e outros dois projetos estão em fase de “due dilligence” (análise). A meta é que, em 2012, a capacidade de produção das empresas da CEB somadas totalize o esmagamento de 30 milhões de toneladas de cana.

Para se ter uma idéia, cada usina considerada eficiente tem capacidade individual entre 1 milhão e 3 milhões de toneladas, já que quantidades inferiores a 1 milhão não trazem retorno financeiro e superiores a 3 milhões comprometem o resultado por conta do custo com o transporte da cana, que passa a ser muito alto.

O Brasil é hoje o país com o custo de produção de açúcar e álcool mais baixo em todo mundo.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram