JornalCana

Internautas decidem que modelo do Consecana deve ser reformulado

Com 56,4 % dos votos, os internautas participantes da Enquete do www.procana.com, que pergunta “O que deve ser mudado no sistema de pagamento de cana (Consecana)?” decidiram que devem ser agregados subprodutos: bagaço, torta, vinhaça, energia, crédito de carbono, etc.

Em segundo lugar ficou “Acho que deve ser totalmente reformulado” com 30,9 %. Em terceiro lugar “Prefiro negociar a produção individualmente, ou seja, direto com a usina, já que o Consecana não é obrigatório”, com 9,1 %. “Estou satisfeito com o atual modelo” e “Na minha opinião, o sistema de pagamento de cana deve ser regionalizado”, empataram com 1,8 %.

Para Manoel Ortolan, presidente da Canaoeste/Orplana, o Consecana acompanha o mercado e hoje é aplicado pela média do estado, mas é possível evoluir por regiões, e futuramente de usina por usina. “O Consecana não é obrigatório e pode haver entendimento local. Porém existem detalhes que não são fáceis de mudar, por isso os fornecedores devem realmente analisar o que é melhor para não correr risco de arrependimento”, disse Manoel Ortolan em uma reunião com fornecedores.

Para votar é só acessar a página principal deste portal.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram