JornalCana

Interesse no petróleo

No dia 13 de novembro, o Iraque aceitou de forma incondicional a nova resolução da ONU, chamada de resolução 1.441, que determinou a entrada de inspetores de armas no país, com acesso ilimitado a todo e qualquer local suspeito de produzir armas químicas, biológicas ou nucleares. Até o momento, nenhuma arma deste tipo foi encontrada.

Para que o Conselho de Segurança da ONU aprove uma resolução que permita o uso da força no Iraque são necessários nove votos e nenhum veto de membros permanentes_ Estados Unidos, Reino Unido, França, Rússia e China. Até agora, os nove votos não estão garantidos.

O Iraque está localizado em um território que é o segundo maior campo de petróleo do mundo, e muitos dizem que o principal interesse dos EUA está no produto. O presidente Bush foi alto executivo da empresa petrolífera Arbusto Energy/ Bush Exploration (1978-84). Foi também executivo sênior da companhia petrolífera Harken (1986-1990).

O vice-presidente norte-americano Dick Cheney foi, de 1995 a 2000, executivo-chefe da companhia petrolífera Halliburton. A conselheira norte-americana para assuntos de segurança nacional, Condoleezza Rice foi, entre 1991 e 2000, executiva sênior da companhia petrolífera Chevron, que batizou um petroleiro com o nome dela. (www.folha.com.br)

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram